Aproximadamente 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma área às margens da BR 405, localizada no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A ocupação ocorreu na última sexta-feira (26). Não há detalhes sobre a titularidade da área, se é uma propriedade privada ou um terreno público.
Segundo o movimento, a ocupação tem o objetivo de reivindicar o direito ao acesso à terra, moradia e dignidade humana, alertando os órgãos responsáveis para que realizem a desapropriação da área para fins de Reforma Agrária, assim como prevê a Constituição brasileira de 1988, implementando a política de assentamentos em áreas improdutivas e que não cumprem sua função social, como é o caso da referida área.
O MST publicou em seu Instagram que as famílias acampadas realizaram a primeira assembleia na última segunda-feira (29), quando decidiram construir casas e outras benfeitorias no terreno invadido. O movimento diz que defende a luta por uma redistribuição de terras, produção de alimentos saudáveis e a preços acessíveis para o povo do campo e da cidade, sem a utilização de veneno.
Tags: