Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 14h15 | 31 Mai 2023 | Redação Peixe-boi-marinho 'Gabriel' é solto em reserva da região de Macau, no interior potiguar

Crédito da foto: Reprodução Ele foi solto nesta quarta-feira (31), em uma reserva da região de Macau, no interior do Rio Grande

Por Fábio Vale

Depois de muita expectativa, chegou enfim o tão aguardado dia. O peixe-boi-marinho 'Gabriel' finalmente voltou ao seu habitat natural. Ele foi solto nesta quarta-feira (31), em uma reserva da região de Macau, no interior do Rio Grande do Norte.

O procedimento foi realizado na manhã de hoje, pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em parceria com Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern). Antes da soltura, a equipe responsável realizou uma reunião de preparação e uma solenidade de abertura com a presença de autoridades, como a reitora da Uern, Cecília Maia.

A soltura foi transmitida ao vivo. À partir de agora, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, na comunidade de Diogo Lopes, distrito de Macau, é o novo endereço de Gabriel. O animal encalhou ainda filhote, com poucos dias de vida, em 12 de julho de 2017, na Praia de Quixaba, no município de Aracati, Ceará.

Ele foi então resgatado pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e depois translocado, em 28 de julho do mesmo ano, para o Centro de Reabilitação de Fauna – Areia Branca do Projeto Cetáceos.

Durante esse período, o peixe-boi esteve em reabilitação, recebendo todo acompanhamento médico veterinário, sendo submetido a manejos e exames de rotina. Em 29 de abril do ano passado, foi translocado para o Recinto de Aclimatação, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. O espaço foi projetado em ambiente natural para que os animais possam se adaptar aos movimentos e oscilações das marés, correntes marinhas e temperatura das águas, antes do retorno definitivo para natureza.

Após a reabilitação e aclimatação, o peixe-boi foi então solto hoje para o seu ambiente natural e, antes da soltura, recebeu um número de identificação e um rastreador para ser monitorado. Ele está com 05 anos e 10 meses, pesa 364,5 Kg e possui 262 cm de comprimento total. A soltura de Gabriel abriu a Semana do Meio Ambiente da Uern, que acontece entre os dias 31 de maio e 07 de junho.

Tags:

UERN
Peixe-boi
Gabriel

voltar