Amina Costa/Da Redação
Após a articulação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com instituições de terceiro setor do município, ficou definido que Mossoró fará parte do movimento nacional de incentivo à doação, o Dia de Doar. O movimento, que vai ocorrer em todo o país no dia 28 de novembro, tem o objetivo de promover a generosidade das pessoas.
Na semana passada, a universidade havia informado que estava mobilizando as instituições de Mossoró para participar da campanha. O professor Dr. Saulo Gomes, da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac) da Proex, disse que Uern foi convidada pelo Albergue de Mossoró (Albem) e aceitou o papel de mobilizar as instituições a participarem dessa iniciativa.
“A ideia de fazer a ação aqui em Mossoró partiu do Albem. Como nós temos parceria com o próprio Albem e outras instituições de terceiro setor aqui em Mossoró, a direção da instituição conversou com o pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, e trouxe essa ideia. O Dia de Doar ocorre em todo Brasil. Qualquer instituição pode fazer essa iniciativa e nós, da Uern, vamos mobilizar as instituições de terceiro setor a participar dessa ação”, disse o professor Saulo Gomes.
Na última segunda-feira, 29, o pró-reitor Esdras Marchezan, se reuniu com representantes de algumas instituições de terceiro setor de Mossoró, no escritório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confirmaram a participação no evento o Albem, Amantino Câmara, Centro Social Heróis da Fé, Apae Mossoró, Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró, Fundação Casa do Caminho, Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR), Casa Assistencial Nosso Lar e Associação Sítio Florânia.
Edson Oliveira, diretor do Albem, falou sobre a importância desse dia para as instituições de terceiro setor. “O Dia de Doar é um dia muito importante para as instituições porque estimula a solidariedade das pessoas. Mesmo sendo um dia específico do ano, quando compartilhamos essa ideia, estamos incentivando as pessoas a doar, independente do dia do ano. Fico muito feliz em ver que essa ação vai ser realizada em Mossoró e que mais pessoas poderão conhecer o trabalho do Albem e das demais instituições que participarão dessa iniciativa”, informa.
O Dia de Doar é uma ação na qual as pessoas são estimuladas a fazer doações e as entidades que atuam na assistência social e no voluntariado são mobilizadas para recebê-las, fazendo chegar a quem mais precisa. Acontece mundialmente desde 2012 e chegou ao Brasil em 2013. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.
Neste ano, a ação ocorrerá no dia 28 de novembro, uma terça-feira, e a expectativa dos organizadores é que a ação movimente também as redes sociais. “Milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais”, informa a organização do evento.
Sobre a entrada da cidade de Mossoró na ação, os organizadores frisam a importância do diálogo entre as instituições. “O diálogo entre diversos atores da comunidade é um importante passo para a construção de um movimento coletivo pela cultura de doação. Seja bem-vinda, Mossoró!”, concluiu.
O Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
Tags: