Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 11h30 | 07 Jun 2023 | redação Pessoas com deficiências poderão assistir aos shows de forma segura no MCJ

Crédito da foto: Toinho Alves Palco na Estação das Artes Elizeu Ventania

Por  Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Pessoas com Deficiência (PCDs) terão acesso gratuito ao “Front da Inclusão” para poderem assistir aos shows de forma segura e ficarem perto dos artistas que vão se apresentar a partir desta quarta-feira (7) no palco da Estação das Artes Elizeu Ventania.

O espaço fica em frente ao palco. A entrada ficará na parte da Estação que fica defronte à Praça de Eventos. As inscrições para o local estão abertas desde a última segunda-feira (5). De acordo com a Prefeitura de Mossoró, a organização do “Front da Inclusão” terá o comando da Coordenadoria de Políticas para PCD. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas por noite.

Deste total, 20 serão para pessoas com deficiência e as outras 20 para seus acompanhantes. Do total diário, 10 são para os PCDs associados a alguma instituição com atuação direta em prol da causa e 10 ingressos para PCDs sem vinculação institucional.

“Com o intuito de assegurar e garantir o direito, com respeito e dignidade às Pessoas com Deficiência, de terem sua plena e respeitada autonomia e escolha, disponibilizaremos o 'Front' como sendo uns dos locais que a Pessoa com Deficiência possa optar para participar dos festejos e shows do 'Mossoró Cidade Junina' 2023. Além do 'Front', terão acesso livre aos camarotes, como também a todo Corredor Cultural”, declarou a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Camila Morais.

As inscrições para PCDs sem vinculação institucional para concorrerem aos ingressos são on-line, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRrjO6URdlBtzm3l7Wu3pAWqSONBLsuzGkFDKt4EWkdKz4Yw/viewform?usp=sf_link, por meio do qual os participantes podem se cadastrar com um e-mail e aguardar a aprovação da vaga.

Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

PROJETO DE EXTENSÃO

O projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) criado para estimular a inclusão de pessoas com deficiência participará da programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ).

A partir das 18h30 desta quarta-feira (7), integrantes da quadrilha junina Inclusão com Paixão se apresentam na Arena Deodete Dias, localizada no Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco, um dos polos dos festejos juninos do município.

O grupo é composto por mulheres cadeirantes que estão vinculadas ao Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró. O projeto é coordenado pelo professor Francisco Souto de Sousa Junior, e tem como título “Quadrilha Junina: Mantendo Vivas as Tradições Culturais Através da Inclusão Social no País de Mossoró-RN”.

De acordo com o professor Francisco Souto, o objetivo da ação é “contribuir para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, vinculada a uma proposta de dança, a partir das manifestações culturais das quadrilhas juninas em Mossoró-RN, com o objetivo de promover a inclusão, o desenvolvimento e ampliação das capacidades físicas e cognitivas de mulheres cadeirantes que estão vinculadas ao fórum de mulheres com deficiência de Mossoró”.

Os ensaios ocorreram três vezes por semana no Centro Pastoral Padre Guido, localizado no bairro Barrocas, com atividades de alongamento, dança circular, brincadeiras cantadas e criação de coreografias.

Tags:

Mossoró
Cidade Junina
inclusão
deficientes

voltar