Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
A Igreja Católica celebra neste dia 8 de junho, em todo o mundo, o dia de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o nome Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A Diocese de Mossoró informa que a solenidade contará com três momentos.
De acordo com a programação divulgada pela Diocese, haverá missa campal, com início às 17 horas, em frente à Matriz de São Manoel. Ela será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelos sacerdotes de Mossoró.
Logo após a Missa, ocorrerá a Procissão Eucarística pela Avenida Presidente Dutra em direção ao Santuário do Coração de Jesus, no centro da cidade. O encerramento será com a Solene Bênção do Santíssimo.
“Ao darmos testemunho público da presença real de Cristo nas espécies do pão e do vinho, queremos convidar a todos para fazer parte da comunhão cristã. Desejamos ser perseverantes na fração do pão (Cf. At 2) e na caridade fraterna que gera vida pela partilha dos dons. Por isso, na Eucaristia vivemos por Jesus e nos deixamos guiar por Ele!”, comenta o bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
A Diocese de Mossoró informa ainda que os tapetes de sal serão instalados em dois locais. Um em frente à Matriz de São Manoel e o outro no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Os tapetes de sal são tradições na festa do Corpo de Cristo.
“Os tapetes serão confeccionados por crianças, coroinhas e jovens das mais diversas paróquias,” afirma o coordenador diocesano de Liturgia e administrador paroquial da Paróquia de São Manoel, Padre José Janedson. Ele lembra que os tapetes são feitos com sal, pó de café e serragem, numa demonstração de amor à Igreja e que ajudam a embelezar a celebração.
O dia é comemorado sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.
“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).
Por meio da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente, ao nosso lado, e se faz alimento, para nos dar forças para continuar. Jesus nos comunica Seu amor e se entrega por nós.
ORIGEM E SIGNIFICADO
A festa de “Corpus Christi” é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A origem da solenidade do Corpo e sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), por meio da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados. Após a consagração, torna-se Jesus sacramentado. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, muito piedoso e zeloso pastoralmente, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão consagrado. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: A sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal (paninho branco no qual são colocadas as sagradas espécies consagradas), o sanguíneo (paninho de limpar o cálice) e a toalha do altar.
Prefeitura de Mossoró e Governo do RN decretam ponto facultativo
A Prefeitura de Mossoró e o Governo do Rio Grande do Norte decretaram ponto facultativo para hoje (8) e amanhã (9) em alusão ao feriado religioso Corpus Christi, comemorado pela Igreja Católica.
O decreto estabelecendo feriado prolongado em todo o estado foi publicado pelo Executivo potiguar na edição da última sexta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE). Já o decreto municipal foi publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM) da edição da última terça-feira (6).
A medida da Prefeitura de Mossoró vale para todas as repartições públicas do município, mas alguns serviços, considerados essenciais, deverão permanecer funcionando, como Unidade de Saúde e segurança.
Já a do Estado vale para órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo estadual, porém não alcançam as unidades e serviços considerados essenciais que não podem ser paralisados ou interrompidos, por sua natureza.
Confira funcionamento do comércio no feriado
De acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), assinadas pelos sindicatos patronais e liberais, as empresas do comércio têm horário diferenciado de funcionamento no dia 8 de junho, feriado de Corpus Christi.
Os estabelecimentos devem funcionar em conformidade às Convenções Coletivas de Trabalho dos respectivos segmentos empresariais.
As empresas do comércio varejista de Natal e Mossoró só poderão funcionar autorizadas por Termo de Adesão expedido pelo Sindicato do Comércio Varejista no Estado do RN (Sindilojas RN) e do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró).
Tags: