Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 23 Jun 2023 | redação Vacina meningocócica é ofertada para o público em geral em Mossoró

Crédito da foto: Reprodução Unidade Básica de Saúde disponbiliza vacinas

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O município de Mossoró está disponibilizando ao público em geral a vacina meningocócica C. Quem desejar se imunizar contra a doença deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes. A adoção dessa estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

A SMS explica que a disponibilidade da vacina para toda a população é realizada de modo temporário, ou seja, após esse período volta a ficar disponível para os grupos específicos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a oferta do imunizante acontece mediante a disponibilidade de lotes específicos, podendo variar de acordo com cada UBS.

As unidades básicas de saúde no município ficam abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já na Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) atende a população de segunda a quinta, das 16h às 20h. Outro ponto extra é na sede da Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró. O horário de vacinação é das 7h às 11h, nos mesmos dias da FAEN.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais, na primavera e verão.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Município também segue vacinando contra Influenza e Covid-19

A população mossoroense também pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se imunizar contra a Influenza e Covid-19.

A vacina contra a Influenza é direcionada à população acima dos 6 meses de idade. O imunizante oferece proteção contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação contra Influenza é um importante meio de prevenção, pois consiste em uma infecção de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, sobretudo durante o outono e o inverno.

A cidade segue ainda vacinando a população contra a Covid-19. O Município dispõe de doses monovalentes voltadas ao público acima dos 6 meses de idade. Há também disponibilidade da vacina bivalente para as pessoas acima de 18 anos de idade que tomaram ao menos duas doses das vacinas contra a doença, há pelo menos 4 meses.

Tags:

Mossoró
vacina
saúde

voltar