Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 26 Jun 2023 | redação Obra se arrasta e Prefeitura de Mossoró tem tomógrafo encaixotado há 10 meses

Mossoró tem uma fila enorme de pessoas aguardando realizar exames, mas a Prefeitura não consegue colocar em funcionamento um tomógrafo de última geração enviado pelo Ministério da Saúde em agosto de 2022. O aparelho está encaixotado no almoxarifado

Crédito da foto: Reprodução Vereador Paulo Igo mostrou o tomógrafo encaixotado no almoxarifado da Prefeitura de Mossoró

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

O tomógrafo de última geração que Mossoró recebeu do Ministério da Saúde, no dia 15 de agosto de 2022, continua encaixotado sem servir à população. O Jornal de Fato denunciou o descaso em 27 de abril deste ano, com publicação de imagem do aparelho estocado no almoxarifado da Prefeitura, registrada pelo vereador Paulo Igo (Solidariedade).

Naquela oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou por meio da seguinte nota:

“A Prefeitura de Mossoró informa que a sala onde funcionará o tomógrafo no PAM do Bom Jardim passa por adaptações em sua estrutura e está em processo de finalização para que possa receber o equipamento adequadamente. Dessa forma, a previsão é que o tomógrafo seja montado no mês de maio.”

Hoje, 25 de junho, não há qualquer perspectiva de quando a obra do PAM do Bom Jardim será concluída e de quando o importante aparelho será instalado. O vereador Paulo Igo voltou ao local esta semana e verificou que a obra está praticamente parada. Ele encontrou apenas dois trabalhadores no local, sem equipamentos de trabalho e sem qualquer informação sobre a obra.

Pior ainda: o contrato com a empresa que ganhou a licitação foi encerrado e, até agora, não houve renovação, segundo apurou Paulo Igo.

O caso é muito grave, na medida em que centenas de pessoas estão na fila de espera por um exame de alta complexidade e que precisam do tomógrafo em funcionamento para resolver seus problemas de saúde.

O que mais revolta é que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) badalou, por meio de suas redes sociais e a sua estrutura midiática, que a sua gestão havia adquirido o tomógrafo para cuidar da saúde das pessoas. Fotos, vídeos e entrevistas enalteceram o “feito” e afirmaram que o equipamento estaria à disposição muito em breve.

Houve empolgação e a renovação de esperança das pessoas que dependem das políticas públicas para terem acessos a exames feitos pelo aparelho como de tórax, hérnia de disco, joelho, ombro, entre tantos outros solicitados pelos médicos.

Até agora, nada.

Aliás, não há justificativa para o tomógrafo continuar encaixotado. Já são 10 meses. Não existe explicação minimamente aceitável para a lentidão da obra no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, conhecido como “PAM do Bom Jardim”, onde o aparelho deve funcionar. Mais grave ainda é que a sala onde será instalado o tomógrafo há indícios de inadequações, como portas pequenas e falta de acessibilidade.

Não é só isso que acontece de ruim na saúde pública municipal. Uma reportagem do Jornal de Fato já havia denunciado o cenário de abandono, mostrando, para comprovar, as péssimas condições da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Ferreira, localizada na localidade rural da Barrinha, distante apenas 11 quilômetros do perímetro urbano de Mossoró.

Casa velha, material encalhado, entulhos, mato tomando de conta e galinhas soltas no quintal e médico atendendo paciente na sombra de uma árvore. Não fosse o letreiro na parede, ninguém conseguiria identificar que ali funciona uma unidade de saúde pública.

É o caos. Infelizmente.

 

FRASE

“É um absurdo o tomógrafo de última geração guardado em caixa há 10 meses”

PAULO IGO – Vereador, sobre o descaso com a saúde pública de Mossoró

 

CLUBE ACEU

Nesta segunda-feira, 26, completa 23 anos que era iniciada a última obra de reforma do Clube Aceu, autorizada pelo então governador Garibaldi Filho. Tinha 120 dias, mas não andou. De resto, ficaram os tapumes. Hoje, o velho prédio no centro de Mossoró, cheio de história, encontra-se abandonado, sem perspectivas, sem futuro. Apesar da luta da Uern.

 

SANTO DOS SERTÕES

Frei Damião, o Santo do povo sofrido do Nordeste, fez a sua última pregação em Mossoró há 30 anos, completados nesta segunda-feira, 26. Acompanhado do seu fiel companheiro, Frei Fernandes, veio celebrar o Jubileu de Prata da Matriz de São João Batista, no bairro Doze Anos. Frei Damião de Bozzano, italiano de Pio Giannotti, morreu em 31 de maio de 1997, em Recife-PE.

 

BOLSONARO BEACH

O empresário potiguar Fabiano Galvão ganhou as manchetes na grande imprensa por dedicação ao ex-presidente Bolsonaro. O Globo noticiou que Galvão vai construir um condomínio exclusivamente para eleitores de Bolsonaro. O empreendimento ficará na praia de Tabatinga, litoral sul de Natal, e será batizado de "Bolsonaro Beach Chalé".

 

ENTROSADO

A governadora Fátima Bezerra (PT) convidou o vereador Pablo Aires (PSB) para assistir ao seu lado o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, noite de sexta-feira, 23. Pablo foi e sentou ao lado das petistas Isolda Dantas (deputada estadual) e Marleide Cunha (vereadora), sentindo-se em casa ao lado das companheiras.

 

ALIÁS

Pablo Aires vai trocar o PSB por uma sigla da federação partidária que deu sustentação à reeleição da governadora Fátima Bezerra. Provavelmente será o PV, que forma o grupo com PT e o PCdoB. Pablo viabilizará o seu projeto de reeleição.

 

ATÉ ÚLTIMA INSTÂNCIA

O TRF-5, com sede em Recife-PE, é a nova arena da luta da reitora Ludimilla Oliveira, da Ufersa, para recuperar o título de doutora, retirado pela UFRN. Em seguida, subirá ao STF, em última instância. Até aqui, ela tem acumulado derrotas.

 

É NOTÍCIA

1 - A semana começa com os holofotes voltados para o julgamento no TSE que pode cassar os direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A partir de terça-feira, 27.

2 - O senador Rogério Marinho assumirá o comando do PL do Rio Grande do Norte na primeira semana de julho, com a missão de preparar o partido para disputar o maior número possível de prefeituras nas eleições 2024. O bolsonarismo sobrevive.

3 - Os servidores públicos municipais de Mossoró decidem nesta segunda-feira, 26, se deflagram greve contra retirada de direitos. As categorias se reúnem em assembleia unificada no Teatro Estadual Lauro Monte Filho, a partir das 8h30.

4 - Passadas as emoções, caras que se diga, do Cidade Junina, Mossoró se prepara para nova festa, agora na arena evangélica. Mossoró Sal & Luz será realizado entre 20 a 22 de julho, com atrações nacionais como a cantora Aline Barros.

5 - Morreu a advogada Kátia Nunes, aos 62 anos. Ela lutava contra um câncer. Dra. Kátia era reconhecida pela defesa dos agentes de segurança pública e de sua lealdade na política ao MDB dos Alves. Foi presidente do MDB Mulher por algum tempo.

Tags:

Mossoró
saúde
Prefeitura
tomógrafogo

voltar