Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 15h15 | 28 Jun 2023 | redação Mossoró terá, em média, um grande evento a cada 11 dias no segundo semestre

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Expofruit será realizada em agosto na Estação das Artes Elizeu Ventania

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Com o término do Mossoró Cidade Junina (MCJ), evento junino que movimenta a economia local durante o mês de junho e traz milhares de visitantes à segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, inicia-se uma nova fase do mais movimentado e diversificado calendário de eventos no município.

Concentrando o maior número de eventos no segundo semestre, Mossoró vem trabalhando ano a ano na profissionalização de seus eventos. Estudos recentes realizados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de seus departamentos de turismo e de economia, em parceria com entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL Mossoró) e a Federação de Bens, Comércio e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN), demostram a importância dos eventos na economia da cidade e da região, principalmente do litoral da Costa Branca, região turística na qual Mossoró exerce forte influência e se constitui como portão de entrada.

Os últimos seis meses do ano no município registrarão um grande evento, em média, a cada 11 dias. Esta é a estimativa do consultor de turismo e eventos, Oberi Penha. Ao todo, Mossoró concentra, aproximadamente, 30 grandes projetos por ano, o que a coloca como a cidade nordestina que mais realiza eventos, destaca o consultor.

Segundo ele, a cidade supera as nove capitais do Nordeste e cidades do porte dela, como Campina Grande, na Paraíba, Feira de Santana, na Bahia, Caruaru, em Pernambuco, Juazeiro do Norte, no Ceará, e Petrolina, em Pernambuco, com população estimada entre 250 mil e 500 mil habitantes.

“O que Mossoró aqui realiza não tem similaridade com nenhum outro Estado do Nordeste, inclusive minha cidade de origem, Campina Grande, que foi detentora do título de cidade de eventos por muitos anos. Hoje a cidade paraibana não realiza um terço do que Mossoró produz, mostrando realmente a vocação que a cidade potiguar possui neste tema”, explicou.

Para julho e agosto a cidade se prepara para a realização de grandes projetos. Já no próximo fim de semana ocorrerá a Feira da Beleza. O evento está programado para ocorrer nos dias 2 e 3 de julho, no Hotel Villa Oeste. No mês seguinte, os destaques ficam para a Festa do Bode, Expofruit e Feira Bazar da Vida.

A Festa do Bode, que é realizada no Parque de Exposições Armando Buá, acontece neste ano de 10 a 13 de agosto. Já a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada ocorrerá de 23 a 25 do mesmo mês na Estação das Artes. Por fim, a Feira Bazar da Vida está programada para os dias 24 a 26 de agosto, no Garbos Recepções.

Paralelo a estes eventos em Mossoró, no mesmo período, o litoral aposta também na consolidação de eventos novos como o Festival Gastronômico de Tibau (28 a 30/7) e da tradicional Festa dos Navegantes, em Areia Branca (6 a 14/8).

O ano ainda reserva eventos como a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que em 2023 completará 35 anos de existência, a Festa da Liberdade, o Aquece Mossoró, realizado pela CDL Mossoró, a Feira do Livro, o Campeonato Internacional de Beach Tennis, o Mossoró Oil &Gas Expo, que no ano passado registrou lotação de todos os leitos do parque hoteleiro da cidade, a Festa de Santa Luzia, que vive as expectativas de sua estátua e do complexo turístico, e da segunda edição do Estação Natal, sucesso no ano passado.

GUIA TURÍSTICO

Todo esse leque de eventos que a cidade possui terá um capítulo especial no Guia Turístico, tradicional e principal instrumento de informações turísticas de Mossoró e Região. Existente há 20 anos, ele conta com apoio institucional das principais entidades representativas de Mossoró e que será lançado até o fim de julho.

O Guia teve sua publicação interrompida com o advento da pandemia, voltando agora para agregar valor ao cenário promissor que vive o turismo na cidade e de outros municípios que possuem potencial turístico em seu entorno.

Oberi Penha destaca que a luta agora é dotar a cidade de um Centro de Convenções. O local fará com que Mossoró não só qualifique ainda mais os eventos que realiza, mas, principalmente, atraia grandes projetos como congressos, convenções, entre outros para a cidade, fortalecendo ainda mais a atividade do turismo.

Tags:

Mossoró
turismo
economia
eventos

voltar