Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 15h30 | 13 Jul 2023 | Redação NUAVV recebe reforço de profissionais de assistência social e psicologia para Mossoró

Crédito da foto: Divulgação Novas integrantes foram empossadas nesta quinta-feira (13) pela procuradora-geral de Justiça, Elaine

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deu posse nesta quinta-feira (13), às quatro aprovadas no processo seletivo simplificado para as áreas de Psicologia e Serviço Social. As novas integrantes atuarão junto ao Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) em Mossoró, que será inaugurado no próximo dia 20, e em São Gonçalo do Amarante, com inauguração ainda a ser definida.

O Nuavv será composto por uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, assistente social e estagiário de pós-graduação em Direito. A coordenação ficará a cargo do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias Criminais (Caop-Criminal), o promotor de Justiça Vinícius Lins.

A procuradora-geral de Justiça Elaine Cardoso deu as boas-vindas às servidoras e destacou o papel do Nuavv. “O núcleo tem um olhar humano, de acolher, de ouvir, de ajudar a amenizar a dor dos familiares das vítimas de violência letal e intencional, mas também de orientá-los e de saber direcionar as demandas trazidas por eles”, afirmou.

A assistente social Sâmia Cristina Cavalcante Martins, que irá compor a equipe de Mossoró, falou sobre a nova experiência de trabalho. “Esse trabalho junto ao Nuavv refaz um pouco da nossa trajetória profissional e nos diz porque estamos aqui, reafirma o nosso compromisso de darmos o melhor possível para atender essas vítimas indiretas da violência e tentar de forma eloquente trazer a assistência total e a garantia de seus direitos, bem como trabalhar a questão do luto e reparo, tanto processual quanto emocional”.

Também na equipe do NUAVV em Mossoró, a psicóloga Wigma Fernandes Soares, disse estar feliz com a nova missão. “Poderei contribuir com o meu trabalho e experiência para efetivar o direito dessas famílias das vítimas de violência que precisam de acompanhamento psicológico”.

Integrante da equipe do NUAVV em São Gonçalo do Amarante, a assistente social Érica Luciana Silva das Chagas destacou a importância de fazer parte do projeto. “Poderei não só contribuir com minha experiência, mas também aprender com o trabalho que será desempenhado pelos demais profissionais do núcleo”, ressaltou.

Para a psicóloga Acymara da Silva Pereira, que também atuará em São Gonçalo do Amarante, o sentimento também é de alegria e comprometimento com as ações e objetivos do NUAVV “Estou muito feliz em estar participando dessa equipe, de poder atuar ajudando famílias que precisam muito do nosso apoio. Tenho grandes expectativas de poder ajudar, de aprender, ensinar e partilhar experiências”, destacou.

O NUAVV tem como objetivo fortalecer a proteção integral às vítimas indiretas de crimes violentos e letais com apoio humanizado. Isso inclui disponibilizar acesso à informação, orientação jurídica, reparação e acompanhamento psicológico, social e de saúde.

Os serviços serão realizados por demanda espontânea, prioritariamente, bem como busca ativa dos casos e encaminhamentos dos órgãos. O NUAVV tem ações destinadas à proteção dos direitos dos familiares das vítimas de crimes violentos, letais e intencionais ocorridos em Mossoró.

Tags:

NUAVV
profissionais
assistência social
Mossoró
São Gonçalo do Amarante

voltar