Jornal de Fato
O sentimento de felicidade e realização ao concluir um curso superior tomou conta de Francisco Cavalcante de Sousa, Francilene Cristina, Aldesio Francisco e de mais dezenas de outros estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) durante as tão esperadas colações de grau realizadas nas últimas semanas. Com o recente ciclo de solenidades, a Instituição alcança a marca de cerca de 780 diplomas de graduação entregues no ano.
Com o novo documento em mão e o coração cheio de planos para o futuro, Francisco não esquece sua origem e o quanto sua experiência pode ser exemplo para outros jovens. Natural da cidade de Nova Jaguaribara, no Ceará, o agora bacharel em Direito foi o primeiro da sua família a estudar numa universidade.
De 2018, quando ingressou, até o fim do curso, participou de projetos de pesquisa, extensão, intercâmbio, empresa júnior, tornou-se uma liderança juvenil, participou de conselhos acadêmicos e viveu outras experiências acadêmicas.
“Tudo isso só foi possível porque eu ingressei na Uern, vindo de uma família no Ceará, que tem um histórico de vulnerabilidade. O Francisco de antes de 2018 é diferente do Francisco de agora. Todas as minhas conquistas e realizações estão diretamente relacionadas com a Uern”, relaciona.
Sobre os planos para o futuro, o bacharel vai além do aspecto pessoal. O desejo é que mais pessoas tenham a oportunidade que ele teve.
“Pra agora, quero que eu não seja o único. Que existam muitos outros Franciscos, que tenham a mesma experiência acadêmica, cultural e científica que eu tive. E que a Uern possa continuar expandindo ainda mais seu papel de inclusão social e de um agente transformador de vidas”, ressaltou.
Formado em Ciências Biológicas, Aldesio Francisco conta que os quatro anos de curso foram construtivos para sua vida pessoal e profissional.
“São muitas batalhas, são noites e noites acordando para estudar, mas sempre que encerrava um semestre tinha aquele sentimento de gratidão e alívio, além da esperança de estar perto de concluir a graduação e finalizar a etapa de mais um sonho. Hoje está sendo emocionante, uma ansiedade a mil para pegar o diploma”, afirmou o concluinte.
Ainda mais difícil foi a formação de Francilene Cristina em Pedagogia. Em 2013, ela ingressou na Uern por meio do antigo Processo Seletivo Vocacionado (PSV), mas logo engravidou e decidiu se dedicar à maternidade.
Após trancar o curso por várias vezes, retornou em 2020 disposta a dar continuidade ao sonho de ser pedagoga. E a conquista chegou na última quarta-feira, 12, tendo as filhas ao lado para receber o diploma.
“Além do nervosismo, a emoção é bem grande de saber que estou aqui graças a Deus e aos colegas de curso que me ajudaram”, destaca.
Na noite do dia 11, ao presidir a colação de grau no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, a reitora Cicília Maia agradeceu os(as) formandos(as) por terem escolhido e confiado no papel transformador da Uern.
“Que possamos multiplicar as oportunidades, oportunizando a mais pessoas o acesso ao ensino superior, a momentos como esse. Que todos tenham direito a ter um diploma de uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente. Vocês adquiriram conhecimento, tornaram-se cidadãos críticos e conscientes do seu papel social”, enfatizou.
CALENDÁRIO
O ciclo de colações de grau do Semestre 2022.2 da Uern teve início no dia 20 de junho no Campus de Assú (Ciências Econômicas, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, História, Pedagogia e Geografia). Em 22 de junho, foi a vez do Campus Natal (Ciência da Computação, Ciências da Religião, Turismo, Ciência e Tecnologia e Direito).
No Campus de Caicó, dia 26 de junho, colaram grau os graduandos de Enfermagem, Filosofia e Odontologia. No dia 28 de junho, a solenidade foi no Campus de Patu (Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa e Matemática).
Os graduandos do Campus de Pau dos Ferros receberam o diploma no dia 4 de julho (Ciências Econômicas, Administração, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Pedagogia, Geografia e Educação Física).
Por fim, nos dias 11, 12 e 13 de julho, o Campus de Mossoró encerrou o ciclo entregando os diplomas aos formandos em Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Ambiental, Serviço Social, Direito, Pedagogia, Educação Física, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Espanhola, Música, Geografia, História, Ciências Sociais e Filosofia. No dia 12, também foram diplomados formandos em Matemática do Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi.
Fonte: Agecom/Uern
Tags: