Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 13h15 | 25 Jul 2023 | redação Campanha de vacinação contra meningite entra na última semana

Crédito da foto: Reprodução A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunica à população do Rio Grande do Norte que a vacina meningocócica ACWY, que previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y, está disponível para adolescentes de 13 a 19 anos em todos os municípios do Rio Grande do Norte até 31 de julho.

De acordo com a pasta estadual, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Por conta deste fato, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu no início deste mês uma Nota Informativa recomendando a todos os municípios do RN que ampliassem a oferta da vacina para esta faixa etária.

A técnica do Programa Estadual de Imunização da Sesap, Iraci Nestor, explica que embora o maior risco de adoecimento para a doença meningocócica seja em crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os que mais apresentam a bactéria em nasofaringe. 

“Por isso chamamos a atenção dos adolescentes para que procurem as unidades básicas de saúde até 31 de julho, para que recebam a dose e garantam a proteção contra a meningite, doença grave e que pode levar à morte”, ressalta ela.

MOSSORÓ

Em Mossoró, a oferta da vacina meningocócica ACWY (conjugada), responsável pela proteção contra a meningite, está sendo disponibilizada para adolescentes não vacinados entre 15 e 19 anos (de forma temporária).

A vacinação na segunda maior cidade potiguar acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nas zonas urbana e rural, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Além da Universidade Potiguar (UnP), de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h, e na Faculdade de Enfermagem (FAEN), das 16h às 20h.

Vale ressaltar que essa vacina segue a rotina para o público de 11 a 14 anos, e também é disponibilizada no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para uma indicação clínica específica em uso de uma medicação.

BRASIL

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte.

Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

Tags:

Mossoró
RN
meningite
vacina

voltar