Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 14h45 | 26 Jul 2023 | redação Instância de Governança Regional vai fortalecer o turismo na Costa Branca

Crédito da foto: Divulgação Belezas naturais da Costa Branca

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Após uma reunião com entidades representativas do turismo, empresas privadas e representantes das prefeituras dos municípios que compõem o Polo Costa Branca, foi, finalmente, criada a Instância de Governança Regional (IGR), que deverá fortalecer as atividades turísticas nas cidades que compõem a Costa Branca Potiguar.

Na reunião, que ocorreu na última segunda-feira, 24, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Mossoró, foi aprovado o Estatuto e a composição da Diretoria da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Branca. Esta foi a 11ª IGR criada no Rio Grande do Norte.

As Instâncias de Governança são recomendações do Ministério do Turismo e apenas os municípios que compõem o Mapa do Turismo da entidade governamental Federal podem participar delas. Este novo modelo implantado no Estado substituirá os conselhos do Polo de Desenvolvimento do Turismo, cuja gestão, desde 2005, era feita pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), que se reunia a cada 3 meses em assembleia ordinária, para deliberar as ações de turismo na região.

Com a criação da IGR da Costa Branca, associação de direito privado, mas de interesse público, as ações em prol do fortalecimento da atividade turística na região da Costa Branca se darão com mais celeridade e com efeitos mais práticos. Por se tratar de uma empresa privada, muitos aspectos considerados burocráticos deixarão de existir.

Além disso, a IGR da Costa Branca terá autonomia para firmar convênios e captar recursos junto ao Ministério do Turismo e outras entidades das esferas pública e privada, bem como expor em feiras de negócios e organizar eventos, que são promovidos em todo o Estado.

A reunião ocorrida na segunda-feira contou com as participações de representantes das secretarias de turismo dos municípios que compõem a IGR da Costa Branca. São eles: Mossoró, Tibau, Grossos, Baraúna, Serra do Mel e de instituições representativas como o SEBRAE, SENAC, UNP e Mossoró Convention, além de outras empresas do setor privado, como a Proturismo, e empresários do trade turístico. Apenas Areia Branca não enviou representação.

Durante o encontro, ficou definido que a sede da IGR da Costa Branca será em Tibau, tendo o município assumido, após votação dos presentes, a presidência da IGR pelos primeiros dois anos de mandato da Associação. O Mossoró Convention integrará o Conselho Fiscal da entidade.

A reunião foi conduzida por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN) e da Start, empresa contratada pelo Governo do Estado para prestar assessoria no processo de criação das IGRs, no Rio Grande do Norte.

Único remanescente original do Polo Costa Branca, criado em 2005, Oberi Penha, que esteve representando o Mossoró Convention & Visitors Bureau na reunião, afirmou que a criação da Instância é uma grande vitória para a região. “A criação da IGR da Costa Branca é uma vitória para o turismo da região, que agora terá uma entidade que representará os anseios dos municípios e que atuará de forma conjunta com o propósito de tornar a região Oeste um destino turístico forte e, de fato, presente nas prateleiras das agências de viagens não só do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste.”

Uma das primeiras ações que será feita pela Instância de Governança Regional da Costa Branca ocorre neste fim de semana. A IGR da Costa Branca terá um estande no Festival Gastronômico de Tibau, que acontece entre 28 e 30 de julho. A perspectiva é de que a IGR também esteja presente à Feira Industrial e Comercial da região Oeste (FICRO) que será realizada em outubro em Mossoró, e que está completando 35 anos de existência.

 

Criação da IGR da Costa Branca foi discutida durante o II Encontro do Serviço de Atendimento ao Turista

No início do mês de julho, quando ocorreu o II Encontro do Serviço de Atendimento ao Turista (SERVITUR), criado pela Gerência de Turismo de Mossoró (GETUR), a criação da Instância de Governança Regional (IGR) da Costa Branca já começava a ser discutida. Na ocasião, a iniciativa vinha sendo analisada por meio de uma parceria do setor privado com a Secretaria de Turismo do Estado e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR).

O grande objetivo da IGR é dar impulso à atividade turística dos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna e Serra do Mel (que compõem o Polo Costa Branca). Com a sua criação, a Instância de Governança Regional passa a liderar as ações de desenvolvimento das atividades do turismo, ampliando a oferta turística do Estado do RN, com diversos produtos da região polarizada por Mossoró. Essas ações devem fazer com que ocorra fluxo turístico e, consequentemente, o desenvolvimento da região.

Durante a reunião, a Gerência de Turismo da Secretaria Municipal apresentou diversos temas que fazem parte do processo que visa qualificar o setor turístico local para que ele possa receber o visitante, bem como ampliar a oferta turística para atender novas demandas. Essa discussão foi apontada como necessária porque prepara Mossoró, que é o portão de entrada para o litoral e região serrana do Estado, para recepcionar os visitantes.

De acordo com o Ministério do Turismo, o modelo de gestão descentralizada do turismo proporciona que cada Unidade Federada, região e município busquem suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especificidades. O modelo propõe diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização.

“Regionalizar não é apenas o ato de agrupar municípios com relativa proximidade e similaridades. É construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. É promover a integração e cooperação intersetorial, com vistas à sinergia na atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade turística de uma determinada localidade”, informa o Ministério do Turismo.

 

Tags:

Costa Branca
turismo
Mossoró

voltar