Terça-Feira, 14 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 02 Ago 2023 | redação Começa a Feira do Livro de Mossoró com ampla programação no campus da Uern

Crédito da foto: Arquivo / Feira do Livro de Mossoró 2022 Poeta Antônio Francisco é uma das atrações na Feira do Livro de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Começa nesta quarta-feira, 2 de agosto, a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLIM), que, pelo segundo ano seguido, ocorre no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A edição deste ano segue até o próximo sábado, 5, com uma vasta programação cultural, totalmente gratuita. A programação tem início a partir das 9h com a abertura dos estandes à visitação. Mas, a abertura oficial ocorre a partir das 18h30.

Após a abertura oficial, será realizada uma roda de conversa, Pratas da Casa, com as professoras Leila Maria de Araújo Tabosa e Araceli Sobreira Benevides e os professores Ailton Siqueira de Sousa Fonseca e José Sueldo Câmara Ferreira encerrando as atividades do primeiro dia. A Feira ocorre nos espaços das faculdades de Ciências Econômicas (Facem), Letras e Artes (Fala) e Educação (FE), no Campus Mossoró.

O evento é realizado com o objetivo de incentivar a leitura e promover a literatura e cultura potiguar. Nesta edição, a abertura do evento terá a participação especial da maior representação viva da embolada de coco do Rio Grande do Norte, José Antônio da Silva, o Mestre Concriz, um dos poucos representantes vivos deste gênero da cultura popular que é um dos mais dinâmicos da música nordestina. Ele trará toda sua mistura de ritmo, poesia e improviso.

Durante os 4 dias do evento, salas de aula serão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros e os corredores e áreas verdes em palcos para apresentações artísticas e culturais. Considerada um das principais feiras de livros do Nordeste, a 17ª edição conta com cerca de 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais.

Há vários outros nomes convidados que vão lançar seus livros, interagindo diretamente com o público. No Espaço do Autor haverá dez mesas que os autores poderão utilizar de forma rotativa para expor e comercializar suas obras. A literatura e a poesia popular terão novamente um grande destaque no evento. Os cordéis estarão em todos os estandes e será montado um espaço exclusivo para Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, reunindo poetas da cidade e de todo o estado.

A Feira vai contar com livrarias, editoras, espaços de exposição e apresentação de atividades culturais, além de uma programação de lançamentos e bate-papos com autores. Outro ponto de destaque é a sexta-feira do evento, que será dedicada exclusivamente à poesia.

Além de Antônio Francisco, patrono da Feira do Livro, que fará um recital poético na sexta-feira, 4, às 19h, estarão também na programação outros tantos poetas de diferentes municípios do Rio Grande do Norte, que se revezarão em recitais, na Tenda das Letras (montada na entrada da feira).

“São 17 anos valorizando a cultura, a literatura e a arte potiguar. Realizaremos uma feira diversificada e bastante atraente para o público, com uma rica programação cultural, que estimulará nossa produção cultural e prestigiará artistas, autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte”, afirma o coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros.

Ele conta ainda que essa será a maior edição em termos de variedade e opções de livros, muitos com preços promocionais. “Esperamos que essa seja a Feira com maior representatividade editorial de todos os anos, com as livrarias trazendo e expondo livros de editoras de todo o país e de todos os tamanhos”, disse.

A Feira do Livro de Mossoró terá mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música. O evento é patrocinado pelo Governo do RN, Livraria Independência (a primeira empresa mossoroense a patrocinar o evento) e a Progresso Distribuidora, por meio da Lei Câmara Cascudo.

 

Feira do Livro ocupará mais de mil metros quadrados

A Feira do Livro de Mossoró ocupará um espaço de quase mil metros quadrados de área com livrarias, editoras, espaços de exposição para autores independentes e apresentação de atividades culturais. Para o evento, estão sendo utilizadas as instalações da Faculdade de Letras e Artes, Faculdade de Educação e FACEM.

Para a reitora da Uern, Cicília Maia, é uma felicidade muito grande poder acolher por mais um ano a Feira do Livro nos espaços da Universidade. “Ficamos muito felizes, especialmente pelos números do ano passado, e mais do que isso, poder possibilitar à sociedade um momento de transformação social, porque a gente sabe que através da educação é que a gente pode libertar e emancipar o nosso povo.”

Cicília Maia aproveita para convidar toda a sociedade para participar do evento. “Portanto, aqui fica o chamado para toda a população a trazer os seus filhos, trazer a família, porque a gente entende que é um espaço que a gente pode fazer a transformação da vida de uma criança, especialmente quando ela tem acesso ao livro, quando ela tem acesso à leitura e quando ela pisa no chão da universidade, a gente está dando um recado dizendo a ela que aquele espaço é possível para ela também”, disse a reitora da Uern.

 

Tags:

Mossoró
Feira do Livro
leitura
literatura

voltar