Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano acontece nos dias 5 e 12 de novembro e o Instituto Técnico e Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) aconselha aos candidatos que irão realizar o certame sobre a antecipação da emissão de um novo documento de identidade.
De acordo com o órgão estadual, o processo de entrega do RG tem demandado um prazo entre 15 e 20 dias após o atendimento na Central do Cidadão no território potiguar. Segundo o ITEP/RN, esse período é necessário para que as informações do usuário sejam conferidas pelo órgão, garantindo uma maior segurança e diminuindo as chances de fraude. Considerando essa janela de tempo, é importante que os candidatos ajam previamente.
O Instituto ressalta que, embora a carteira de identidade não possua prazo de validade, é imprescindível garantir que o documento esteja em condições adequadas para a identificação correta durante a realização do exame.
“Caso o seu RG atual esteja bastante desgastado, a ponto de impossibilitar a correta conferência das informações ou se a foto no documento já não refletir mais com precisão o seu aspecto físico atual, é recomendável procurar a confecção de um novo RG”, explica o órgão de perícia.
Último levantamento das Centrais do Cidadão espalhadas pelo Rio Grande do Norte aponta que mais de 18 mil documentos de identidade (RG) foram emitidos, porém ainda estão pendentes de retirada pelos cidadãos. A informação é das 28 gerências do órgão.
Para realizar o resgate do documento, basta comparecer à Central onde a emissão foi realizada, portando outro documento de identificação, e proceder à retirada. Desde a adoção do RG biométrico em 2021, o tempo de entrega do documento sofreu modificações, e a média para recebimento atualmente varia entre 15 e 20 dias úteis.
Essa medida é justificada como uma precaução de segurança. Antes da implementação da biometria, não havia nenhum tipo de conferência nos documentos, o que possibilitava a entrega imediata. Entretanto, com a utilização da biometria, um setor específico do Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) é responsável por verificar a veracidade dos dados antes de liberar o documento para o cidadão. Outro fator que afeta o processo de emissão é a impressão dos RGs em São Paulo, uma vez que a empresa responsável pelas identidades está situada na região.
AGENDAMENTO
Para agendar o atendimento, basta acessar https://www3.itep.rn.gov.br/agendamento, clicar em Agendamento, escolher a Central de sua preferência e digitar os dados.
Depois é só comparecer no dia e horário marcados levando os documentos necessários (a lista pode ser conferida no próprio site de agendamento).
Um desafio adicional no funcionamento das emissões de RGs é o elevado número de ausências de pessoas que agendam o serviço, mas não comparecem no dia e horário marcados. Essa falta de comparecimento representa cerca de 40% dos agendamentos realizados, dificultando o processo de emissão para aqueles que realmente necessitam do documento.
Diante dessa situação, os gestores solicitam que as pessoas compareçam às Centrais do Cidadão assim que o RG estiver pronto para retirada. Ressalta-se a importância de agendar o serviço somente quando houver certeza do comparecimento, a fim de evitar o desperdício de vagas e otimizar o atendimento.
Em caso de dúvidas sobre o processo de emissão e retirada do RG, bem como outros serviços oferecidos, a população pode entrar em contato com o perfil oficial das Centrais do Cidadão no Instagram (@centraldocidadaooficial), que conta com uma equipe pronta para ajudar e orientar.
Mossoró tem mais de 10 mil candidatos inscritos para o Enem 2023
Levantamento do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que Mossoró registrou 10.224 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023. O número só é menor do verificado em Natal. A capital do estado soma 32.205 candidatos inscritos.
Em todo o Rio Grande do Norte o total chega a 100.702 inscrições para o certame. Inep aponta que outros 36 municípios potiguares registram inscrições para o exame, que nesse ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. A cidade com o maior número de inscritos depois dos dois maiores municípios potiguares é Parnamirim, que tem 5.743.
Fechando os dez municípios com o maior número de inscrições temos Caicó (3.742), Pau dos Ferros (3.657), Santa Cruz (2.715), Currais Novos (2.689), Ceará-Mirim (2.538), São Gonçalo do Amarante (2.278), e João Câmara (2.271). Outras três cidades registraram mais de 2 mil inscrições. São elas: Macaíba (2.177), Nova Cruz (2.153), Assú (2.108).
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Tags: