Um grande laboratório tecnológico sobre rodas estará no campus Leste da Ufersa por cinco semanas, entre os dias 05 de outubro e 10 de novembro. O Hacka Truck, que já percorreu 79 instituições de ensino superior em todas as regiões do país, será trazido pela primeira vez a Mossoró para uma imersão prática oferecida a 56 estudantes da Ufersa.
A apresentação do projeto foi realizada no dia dois de agosto no auditório Amâncio Ramalho, com a presença do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da IBM, Luis Flávio da Silva. De acordo com ele, a Ufersa foi escolhida para receber o projeto por conta dos projetos de tecnologia que a universidade já executa e pela localização estratégica no Estado do Rio Grande do Norte. “A gente sabe o que é Mossoró no contexto de tecnologia e vimos que a Ufersa é uma universidade com uma estrutura capaz de receber o Hacka Truck”, afirma.
O estudante João Victor Medeiros Gomes, do primeiro período do curso de Ciência e Tecnologia, veio conferir a apresentação do projeto com os colegas Edjânio Batista e Manoel Oliveira, do mesmo curso. “É difícil encontrar uma oportunidade como essa na área de programação”, diz João Victor. “E como eu já penso em fazer Engenharia de Computação eu vi que precisava aproveitar”.
A professora Kátia Cilene da Silva Moura, do Departamento de Computação, disse que a organização de um momento de apresentação do projeto serviu para atrair um grande número de estudantes. “Nós estamos dando a oportunidade para que o máximo possível de alunos conheça o projeto e se inscreva o curso preparatório, que pode ser feito mesmo por aqueles que ainda não sabem programar”, detalha ela.
Seleção
O curso presencial que será realizado entre os dias 05/10 e 10/11 na Ufersa abordará o desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker e terá ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.
Poderão participar da formação prática de cinco semanas os alunos que concluírem um curso teórico oferecido à distância e que obtiverem melhor pontuação. As inscrições para a fase EAD da formação já começaram e não há limite de inscrições. O prazo fica aberto até o dia 17 de setembro, que será também o último dia das atividades. Os interessados devem fazer a inscrição de maneira online.
Hacka Truck
O HackaTruck MakerSpace é um projeto de capacitação profissional de estudantes de graduação que já capacitou mais de 2.900 alunos em seu laboratório móvel. A iniciativa teve início em 2015 e chegou a uma nova fase em 2023, com a inclusão de cidades mais distantes das capitais.
O projeto é executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, com coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Tags: