Terça-Feira, 14 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 09 Ago 2023 | redação Expofruit 2023 anuncia programação científica com novidades

Crédito da foto: Reprodução Fruticultura irrigada do Rio Grande do Norte

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A Estação das Artes Elizeu Ventania recebe no fim de agosto mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). O evento ocorre de 23 a 25 de agosto. A organização anunciou a programação científica com várias atividades voltadas para a cadeia produtiva da fruticultura.

Completando 30 anos de realização, a Expofruit é considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil e em breve será a maior feira do segmento na América Latina. Ela segue conquistando a atenção de grandes investidores e alavancando a economia do Rio Grande do Norte.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações, e que atualize os produtores sobre as novidades da cadeia produtiva da fruticultura.

Uma das novidades da feira neste ano será apresentada logo no primeiro dia: Painel Empresarial. O espaço será voltado para que expositores e patrocinadores apresentarem seus produtos e serviços. Os interessados em participar devem procurar o Coex/RN - Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte e se informar em como se inscrever pelo contato: (84)3312-6939 (telefone e WhatsApp). O dia também contará com a realização da Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura organizada pelo Sebrae/RN.

Ainda de acordo com a organização da Expofruit, o segundo dia será dedicado ao Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva e ao Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades.

O fórum ocorrerá das 8h às 12h e contará com temas como: Mecanização e Automação na Fruticultura, palestra que será conduzida pela Embrapa; Comercialização de Hortaliças e Frutas, apresentada pelo Polo Sebrae Agro, de Goiás; e Panorama e Perspectivas na Fruticultura de Exportação, apontada pela Abrafrutas - Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados.

Já o seminário terá início às 14h e se estenderá até às 18h. O momento terá palestras e uma mesa-redonda que abordarão novidades para o aproveitamento do caju e o cenário de como está o mercado da fruta no Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí; o ICB - Instituto Caju Brasil participará desse momento.

No último dia de Expofruit, as atenções se voltam para o Seminário Fruticultura: Oportunidades para o Semiárido que trará palestras com pesquisadores da área da agronomia da Ufersa, da Empaer - Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária e da Embrapa Agroindústria Tropical, sediada no Ceará. As culturas abordadas serão: pitaya, umbu, umbu-cajazeira (cajarana) e caju. As palestras ocorrerão das 8h às 12h e à tarde será realizada uma visita técnica ao campo nas fazendas da Ufersa e Fazenda Experimental Rafael Fernandes.

Todos os eventos serão realizados no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no link: https://digital.rn.sebrae.com.br/loja.

 

95% dos estandes da edição 2023 do evento estão vendidos

A programação noturna da Expofruit ocorre nos três dias de evento na Estação das Artes Elizeu Ventania e recebe um público estimado de 30 mil pessoas. A estrutura esse ano terá um incremento no número de estandes e já está com 95% dos espaços vendidos. A feira, que está completando 30 anos, terá como tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”.

“Teremos 420 estandes com expositores nacionais e internacionais entre entes públicos, patrocinadores e empresas dos mais variados setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura. O sucesso desta Expofruit já está garantido. Vamos completar 30 anos sendo a maior feira da fruticultura tropical irrigada do país e da América Latina”, afirma o diretor comercial da feira, João Manoel da Silveira Neto.

A Expofruit 2023 é uma realização do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e conta com a promoção da PromoExpo. A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró, Banco do Nordeste, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE/RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Também possui o apoio do Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Companhia Docas do RN, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Empapel, Notícias Agrícolas, Editora Gazeta e Sistema Tribuna de Comunicação.

Os interessados em adquirir estandes devem obter mais informações pelos telefones (84) 3312-6939 e 99950-7931 e pelo email expofruit@gmail.com.

Tags:

Mossoró
frutas
Expofruit
RN

voltar