Em comemoração ao Dia do Soldado, hoje (25), a Câmara Municipal de Mossoró homenageou militares estaduais (policiais e bombeiros), corporações e instituições. Proposta pelo vereador Tony Fernandes (Solidariedade), a reunião pública reconheceu, com honrarias do Legislativo, o trabalho de agentes de segurança pública em Mossoró.
Na solenidade, foi respeitado um minuto de silêncio e feita Moção de Pesar ao PM da reserva Francisco Apolônio Silva e da sua esposa, Francisca de Souza Soares Silva, falecidos ontem, em acidente de trânsito, em Mossoró. Hoje, o cabo receberia na Câmara homenagem, entregue in memorian a familiares.
Compuseram a mesa o major Henrique Mendonça (comandante do 2º BPM), major Sávio Diomedes (sub comandante do 2º BPM), major Márcia Martini (comandante do 3º Agrupamento de Bombeiros Militar), coronel Walmary Costa (secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito), coronel Sócrates Vieira (representando comando geral dos Bombeiros), major Jailson Andrelino (representante comando geral da PM/RN), sargento Juscelino Batalha (Apram) e vereadora Marleide Cunha (PT).
Também participaram da cerimônia vereadores Ozaniel Mesquita (Unão Brasil), Omar Nogueira (Patriotas) e Paulo Igo (Solidariedade), familiares de homenageados, entre outros (a).
Discursos
Em pronunciamento na tribuna, o vereador Tony Fernandes destacou os avanços conquistados pelas corporações, citando como referência os serviços prestados pelo Hospital Regional da Polícia Militar, em Mossoró. De acordo com ele, apesar dos avanços em direitos e aumento de promoções, ainda há muito o que se conquistar, principalmente em melhores condições de trabalho.
“Hoje, o Hospital da Polícia conta com cinco novos oficiais médicos, oferecendo serviço tanto para a população, como também servindo de retaguarda ao HRTM. Houve aumento nas especialidades médicas e, com isso, agora os oficiais não precisam ir até Natal para serem avaliados por junta médica”, destacou Tony, ao mesmo tempo em que parabenizou o trabalho do diretor da unidade hospitalar, coronel da PM Inavan.
Representando os parlamentares da Câmara Municipal, a vereadora Marleide Cunha (PT) reforçou as felicitações ao trabalho dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Para ela, as corporações cumprem um papel essencial no trabalho para a construção de uma cultura da paz para a população do Rio Grande do Norte.
“Ficamos felizes com a parceria entre os órgãos de segurança pública. Ontem foram entregues 140 novas viaturas, com ônibus, ambulância e até helicóptero. Isso tudo tem ajudando a melhorar a segurança pública no nosso estado, falta muito mais, com isso o reconhecimento do trabalho dos PMs é fundamental para que tenhamos melhorias na segurança”, afirmou Marleide.
Conquistas recentes
Sargento Juscelino, representante da Associação de Praças da PM, ressaltou o histórico de lutas, inclusive quando Tony exerceu a função de presidente da associação, para assegurar as conquistas de direitos dos oficiais. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a Polícia Militar tem quase dois séculos de fundação, esses direitos começaram a ser conquistados há cerca de 10 anos.
“Temos diversos colegas graduados, mas somos eternos soldados, abnegados e dedicados em defender a população do Rio Grande do Norte, em especial a população de Mossoró. É a segunda vez que presencio uma homenagem para a categoria, onde tenho grande consideração por suceder o vereador Tony, que fazia um grande trabalho na associação”, frisou.
Após as falas desses e outros participantes, a cerimônia passou à entrega de homenagens, ao final da qual o evento foi encerrado.
Fonte: CMM
Tags: