Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 10h30 | 28 Ago 2023 | redação População pode conhecer os trabalhos realizados pelas 28 Empresas Juniores da Ufersa

Crédito da foto: Assecom I Mostra das EJUS foi aberta no último sábado, 26, e vai prosseguir até o próximo domingo, 3 de sete

A população de Mossoró tem a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas 28 Empresas Juniores (EJUS), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A I Mostra das EJUS foi aberta no último sábado (26) e vai prosseguir até o dia 3 de setembro, no Partage Shopping Mossoró. A abertura aconteceu com a participação das empresas dos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Prof. Tamms Morais mediou Roda de Conversas nesse domingo/Foto: Assecom

Além de apresentar as empresas dos estudantes da Universidade, a Mostra proporciona ainda Rodas de Conversas com os participantes da EJUS e visitantes da Mostra. Neste domingo, 28, o bate papo foi sobre “O mercado de trabalho na área de projetos e consultorias”, tendo como mediadora a professora Tamms Morais, professora da UFERSA e arquiteta urbanista, contando ainda com a participação da professora Fernanda Matias e, da administradora Náglia Grazieli, ambas da UFERSA. A Mostra tem continuidade nesta segunda-feira, 29, com as EJUS do Campus Mossoró.

Reitora Ludimilla Oliveira prestigiou a iniciativa da PROEC participando da abertura da Mostra/Foto: Assecom

 

ABERTURA

A abertura no sábado, 27, contou com a participação da reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, que considerou a iniciativa como um momento impar para os estudantes e também para a população que passa a conhecer o trabalho realizado pelos futuros empresários. “Uma oportunidade para às Empresas Juniores expores seus serviços, bem como mostrar a capacidade técnica operacional com a apresentação das cartas de serviços de cada uma nas diferentes áreas do conhecimento dos cursos de graduação da Universidade”, afirmou a professora ao prestigiar os futuros empresários.

Já no primeiro fim de semana da Mostra todas as empresas participantes fizeram contatos para futuros trabalhos.

As EJUS da UFERSA já atuam no mercado e contam com a tutoria de professores da Universidade. “São serviços de projetos, reformas, consultorias, agronegócio, enfim, em varias áreas. Essa I Mostra proporciona o contato direto dos integrantes das EJUS com potenciais clientes”, afirmou a pró-reitora adjunta de extensão e cultura, professora Tamms Morais, frisando que já nos dois primeiro dias todas as empresas participantes saíram com uma rede de contatos (networking), para possíveis trabalhos.

O Projeto de Extensão das EJUS é um dos que foi institucionalizado pela atual gestão da UFERSA. Atualmente, cerca de 300 estudantes estão envolvidos nas EJUS. “Em apenas um ano, já ultrapassamos o número de estudantes estipulado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para quatro anos”, ressaltou a professora Tamms Morais.

Vicente Fernandes e Maria Aparecida, da Engrenagem, fizeram contatos com futuros clientes/Foto: Assecom

EMPRESA JÚNIOR

A Engrenagem é uma das participantes da I Mostra das EJUS da UFERSA. No Campus Caraúbas, os integrantes Vicente Fernandes e Maria Aparecida Nascimento, consideraram importante a iniciativa para a prospecção de novos clientes, bem como uma oportunidade para apresentação dos serviços com o objetivo de ampliar a proposta de extensão de uma Empresa Júnior. A Engrenagem conta com 5 diretorias: Administrativo Financeiro, Gestão de Pessoas, Comercial e Marketing e, Projetos, recebendo estudantes de Ciência e Tecnologia e, Engenharia Mecânica. A seleção de novos integrantes ocorre duas vezes por ano.

Dandara Gabriela, da Consolida Engenharia, ressaltou a capacidade técnica dos estudantes/Foto: Assecom

Outra expositora é a Empresa Júnior Consolida Engenharia, do Campus Angicos, que através da sua integrante, a estudante de Engenharia Civil Dandara Gabriela, considera a Mostra como uma oportunidade para apresentar o potencial dos estudantes mesmo ainda nos bancos da Universidade. “Uma visibilidade da nossa atuação como empresa que oferecer um serviço de qualidade”, afirmou.

Jonatas Gomes, da EJ Pilares, ressaltou a oferta de projetos estruturais/Foto: Assecom

Já Jonatas Gomes, também estudante de Civil, tem atuação na EJ Pilares, no Campus Caraúbas, adianta que a Pilares é a única Empresa Júnior do Rio Grande do Norte a oferecer projeto estrutural. “Temos uma vasta carta de serviços que vai de projetos arquitetônicos a projetos mais complementares como hidráulicos, sanitários e elétricos”, pontuou.

Victor Rodrigues, da Pro Jr Consultoria, frisa o potencial para atuação em toda Região do Semiárido/Foto: Assecom

O curso de Engenharia de Produção do Campus Angicos também se fez presente na Mostra. Para o consultor de gestão de pessoas da Pro Júnior Consultoria, Victor Rodrigues, a EJ presta consultoria voltada para vários segmentos empresariais como portfólios financeiro, estratégico e o portfólio de produção. “Mostrar para a região do semiárido que mesmo estando numa cidade pequena, como Angicos, temos conseguido atender as empresas promovendo o desenvolvimento dos nossos clientes e também da Pro Júnior”, considerou.

Fonte: Ufersa

 

Tags:

Ufersa
empresas
juniores
Mossoró

voltar