Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos tem prosseguimento a partir desta sexta-feira, 1º, em Mossoró. Até domingo, 3, estão sendo disponibilizados 14 pontos extras para a vacinação. Os pontos estão divididos em vários bairros da cidade, para que seja imunizado um maior número de animais possíveis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma é montado para atender bairros e comunidades de todas as regiões do município. “A cada semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulga novos pontos extras de vacinação, ampliando as possibilidades para a população imunizar seus animais”, informa.
Nesta sexta e no sábado, 2, a vacinação se concentra no período da manhã e contemplará bairros como Sumaré, Vingt Rosado, Ilha de Santa Luzia, Bom Jardim, Planalto 13 de Maio, Belo Horizonte, Centro, Abolição III, Redenção, Santo Antônio, entre outros. Já no domingo, 3, o ponto para vacinação será o Memorial da Resistência, das 16h às 19h (ou enquanto durar o estoque).
“Os tutores poderão levar seus animais para se vacinar em pontos estratégicos, contemplando diversas regiões, na sexta-feira (1°), sábado (2) e domingo (3). A campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 30 de setembro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população animal - cães e gatos”, informa a Secretaria de Saúde.
A campanha contra raiva deste ano começou em julho e vem contemplando tanto as áreas da zona urbana quanto a zona rural de Mossoró. Nos primeiros dias da campanha, foram vacinados os animais do Assentamento Oziel Alves e comunidade Pau Branco, ambos integrantes do polo Vila Maísa. A vacinação também já passou por bairros da zona urbana como Barrocas, Santo Antônio, Abolição III e IV, Alto de São Manoel, Sumaré, Liberdade I, Aeroporto, Alto da Conceição, entre outros.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que atingiu mais de 90% da cobertura vacinal de cães e gatos no município. “A estimativa do órgão era imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. De acordo com os dados finais do CCZ, foram imunizados 23.128 caninos e 12.055 felinos, totalizando 35.183 animais. O número representa 92,5% da meta total”, apontaram os dados.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Veja os locais de vacinação antirrábica neste fim de semana:
Sexta-feira (1º) – 8h as 11h – ou enquanto durar o estoque
Conselho Comunitário – Alto do Sumaré
Praça em frente à UEI Noeme Borges - Dom Jaime Câmara
UBS Aguinaldo Pereira - Vingt Rosado
UBS Duclécio Antônio de Medeiros - Costa e Silva
UBS Antonio Camilo - Ilha de Santa Luzia
CRAS - Bom Jardim
UBS Francisco Marques da Silva - Planalto 13 de Maio/Alameda
UBS Marcos Raimundo da Costa - Belo Horizonte
Conselho Comunitário - Abolição III - Rua Dona Dolores da Escóssia
Rua Maria do Carmo, próximo ao Mercadinho Arizona – Redenção
Sábado (2) – 8h as 12h – ou enquanto durar o estoque
Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira - Centro
Praça ao lado da UPA do Alto de São Manoel
UBS Dr. Chico Costa – Santo Antônio
Domingo (3) – 16h as 19h – ou enquanto durar o estoque
Memorial da Resistência de Mossoró
Tags: