Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 07h15 | 03 Set 2023 | redação Campanha “Setembro Amarelo” será lançada nesta segunda-feira em Mossoró

Crédito da foto: Ilustrativa Setembro Amarelo

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta segunda-feira (4), haverá o lançamento da campanha “Setembro Amarelo” em Mossoró. A cerimônia está marcada para as 8 horas, no Teatro Dix-Huit Rosado. As ações durante todo o mês serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de trazer informações atualizadas sobre suicídio para conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção do suicídio no país. A iniciativa chega ao nono ano, trazendo um novo mote: "Se precisar, peça ajuda".

A campanha reforça ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio. As temáticas da mobilização são trabalhadas envolvendo diversos tipos de públicos – de crianças a idosos. São iniciativas relevantes no cuidado e atenção à saúde mental da população.

O diagnóstico precoce, tratamento correto e acompanhamento profissional adequado dos distúrbios mentais são caminhos que impactam diretamente na redução dessas mortes.

A programação de lançamento da campanha na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte contará com apresentações artísticas e culturais com participações de profissionais e pacientes da rede de saúde do Município.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão fornecer orientações e informações ao público presente acerca da campanha. Representantes de universidades também participarão do momento.

DADOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, como nos países da Europa, por exemplo, estudos recentes observaram um aumento das taxas de suicídio em países de média e baixa renda, especialmente nas regiões do Leste Asiático, da América Central e da América do Sul. Portanto, disseminar conteúdos orientativos para toda população e? imprescindível para ajudar a diminuir esses números.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde. Ela deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

 

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado no dia 10 de setembro

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa ocorre durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo.

O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio. Em 2023, a Associação Brasileira de Psiquiatria trabalha a campanha “Setembro Amarelo” com o lema “Se precisar, peça ajuda!”. A campanha frisa que as pessoas podem buscar auxílio e informação a partir de diversos meios, entre eles, o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV ocorrem das seguintes formas: pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação); pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

Tags:

Setembro Amarelo
campanha
Mossoró
Brasil

voltar