Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 06 Set 2023 | redação Câmara realiza audiência para tratar sobre o incentivo à doação de órgãos

Crédito da foto: Jornal de Fato Vereador Paulo Igo é autor da proposta

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

No dia 14 de setembro, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizará, às 9h, uma audiência pública extraordinária, que tem o objetivo de destacar a importância da doação de órgãos para salvar vidas. A audiência ocorre no mês em que são realizadas as ações do Setembro Verde, dedicadas a tratar sobre a necessidade de discutir sobre a temática.

De proposição do vereador Paulo Igo, a audiência contará com a presença de especialistas médicos, representantes de organizações de saúde e autoridades locais. O vereador Paulo Igo, autor da proposição, enfatizou a necessidade de conscientizar a comunidade sobre esse assunto: "A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Precisamos informar, motivar e apoiar a doação de órgãos em nossa cidade."

A doação de órgãos é um ato de generosidade que tem o poder de transformar vidas, oferecendo uma segunda chance para aqueles que enfrentam doenças graves. No entanto, ainda existem mitos e desinformação em torno desse tema vital. O objetivo da CMM em realizar essa audiência pública é educar a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir.

De acordo com a legislação vigente, parentes de até 2º grau têm a palavra final sobre a doação, independentemente da informação do desejo do doador esteja registrada no documento de identidade. Por esse motivo, os alertas são para que as pessoas que tenham o interesse de doar conversem com os familiares e informem sobre essa decisão.

O ponto alto da Campanha Setembro Verde ocorre no dia 27, com o Dia Nacional da Doação de Órgãos, instituído pela Lei nº 11.584/2.007. Essa data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e estimular as pessoas a dialogarem com familiares e amigos sobre o tema.

Na visão da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), quanto mais se falar sobre a temática da doação de órgãos e mais esclarecida a população estiver sobre o assunto, melhor será para o entendimento de todo o processo, sendo mais provável que as famílias digam sim para a doação de órgãos. A comissão destaca ainda que é fundamental que as pessoas conversem com a família e externem o seu desejo em ser doador de órgãos.

É importante esclarecer que, a morte encefálica é fundamental no processo de doação de órgãos, tendo em vista que alguns órgãos necessitam ser retirados antes da parada cardíaca para poder viabilizar o transplante. Após a confirmação da morte encefálica, os familiares são questionados se desejam doar os órgãos do paciente falecido. A decisão tomada pela família é totalmente respeitada.

Tags:

Câmara Municipal
Mossoró
doação
órgãos
vida

voltar