Nos primeiros seis meses de 2023, a Neoenergia Cosern extraiu 843,5 quilos de cabos e equipamentos diversos de telecomunicações instalados à revelia na rede da distribuidora no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Esse quantitativo é 16% maior que o total retirado no mesmo intervalo de tempo de 2022.
A retirada desses itens integra a Operação Ordenamento, e é necessária para garantir mais segurança à população, reduzir a poluição visual e identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações que geram um sobrepeso à estrutura dos postes.
“Intensificamos nossas ações de ordenamento de cabos em toda a área do município de Mossoró e extraímos uma quantidade significativa de cabos e outros equipamentos de telecomunicações instalados em nossa rede de postes sem autorização prévia. Esses cabos colocavam em risco a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregavam os postes e poluíam visualmente o ambiente”, destaca Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern em Mossoró.
No mesmo período, em todo o estado, a distribuidora removeu 10,7 toneladas desses equipamentos - 154% superior ao mesmo período de 2022.
A Operação Ordenamento continua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116 ou pelo e-mail usomutuo.cosern@neoenergia.com
Como se regularizar
As empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.
As irregularidades identificadas pela Neoenergia Cosern durante a fiscalização são tratadas da seguinte forma:
Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.
Tags: