Por Maricelio Almeida *
Em comemoração ao 201º aniversário da Independência do Brasil, celebrado neste 7 de setembro de 2023, os mossoroenses prestigiaram o tradicional desfile cívico-militar que ocupa, todos os anos, a avenida Alberto Maranhão, no Centro da cidade. A programação teve início às 7h30, com a revista às tropas pelo prefeito Allyson Bezerra, secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, coronel Walmary Costa, e o comandante de Policiamento Regional I, coronel Niltoildo Medeiros.
“Um dia muito importante para o nosso país, mais um dia que a gente comemora a nossa Independência enquanto nação, a nossa independência política e mais uma oportunidade para a gente reafirmar o compromisso que nós devemos ter com a nossa pátria, com a nossa nação e com quem constrói, que é a nossa população”, afirmou o prefeito Allyson.
O público começou a chegar cedo para acompanhar o desfile. Antes mesmo da solenidade começar, a motorista Cledna Silva já estava presente, ansiosa pelo cortejo. “Eu gosto principalmente do desfile militar, que eu acho muito bonito. Inclusive tenho um irmão que é policial e tenho satisfação em ver ele desfilando. Acompanho todos os detalhes, do início ao fim”, comentou.
O casal Sueli Tavares e Francisco Ferreira também chegou cedo à avenida Alberto Maranhão. “Fazia um tempo que eu não vinha, mas hoje decidi vir. O que eu acho mais bonito são os policiais e o Corpo de Bombeiros”, afirmou Sueli. “Desde que cheguei a Mossoró que acompanho, há 40 anos. Acho muito bonito os colégios desfilando, representando a nossa pátria, e os militares também”, acrescentou Francisco.
A aposentada Neuza de Oliveira fez questão de prestigiar o desfile cívico-militar. “Eu amo minha pátria, então eu vim assistir ao desfile. Fiz questão de vir. Todo mundo que ama a sua pátria deve vir e prestigiar”, disse. Quem também compareceu ao cortejo foi o carpinteiro Alexandre Cardoso. “É uma tradição. Acho interessante acompanhar. Gosto de ver as escolas, a parte da polícia também. É uma cultura nossa”, relatou.
EDUCAÇÃO
O desfile foi aberto, após o hasteamento das bandeiras, pela Banda Sinfônica Artur Paraguai, seguida da Rede Municipal de Ensino, representada por 57 escolas e 10 Unidades de Educação Infantil (UEIs).
Entre alunos e servidores, a participação da Rede contou com mais de 700 pessoas, entre elas Clara Filgueira, aluna da Escola Joaquim Felício de Moura e responsável por ser a porta-bandeira do município de Mossoró. “Foi muito legal. É primeira vez que eu estou desfilando e já ser a porta-bandeira do município traz um sentimento de muita responsabilidade. Sempre gostei do 7 de setembro”, disse.
A estudante Nathaly Esmerina, da Escola Deusdete Cecílio de Araújo, localizada na comunidade de Mulunguzinho (zona rural), também participou do desfile, conduzindo a bandeira da sua unidade de ensino. “É a primeira vez que eu estou participando e tem sido uma experiência muito boa. Estou um pouco nervosa, mas vai dar certo”, contou.
“É muito bom estar aqui hoje participando. Eu estou muito feliz e para mim é muito gratificante. Representar a escola é uma responsabilidade, mas estou muito feliz”, pontuou Maria Sthefany, da Escola Ricardo Vieira do Couto (Jucuri). “Já participei de alguns desfiles, é muito bom, eu acho bem legal. É a primeira vez que carrego a bandeira da escola”, complementou Lucas Abimael, aluno da Escola Francisco de Assis Batista.
Professora da UEI Maria Neuza de Oliveira, instalada no bairro Ilha de Santa Luzia, Nadja Pereira considerou como gratificante a oportunidade de poder desfilar ao lado das crianças da unidade em que atua. “É o primeiro ano que eu faço isso com minhas crianças. Também é a primeira vez que a UEI Maria Neuza participa e ficamos muito felizes por isso. É muito representativo, tanto para a gente, quanto para eles. Eles ensaiaram a semana toda e hoje estamos aqui”, relatou.
Ao longo do desfile, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró apresentou os avanços alcançados nos últimos anos, como os investimentos realizados na Educação Especial e a implementação do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), por exemplo. A secretária de Educação, Hubeônia Alencar, destacou a importância do momento.
“Mais um ano que estamos coordenando essa ação, à frente da Secretaria Municipal de Educação, e hoje é simbólico, estamos fechando esse ciclo, em grande estilo, com esse desfile, que é um momento de orgulho à pátria, de orgulho pelo Brasil, e também um momento nosso, enquanto secretária, de orgulho pelo trabalho realizado à frente da Secretaria Municipal de Educação”, enfatizou.
O desfile teve sequência com a Rede Estadual de Ensino ocupando a avenida Alberto Maranhão. Logo após, foi a vez dos Desbravadores e do Colégio Cívico Felipe Camarão. A Fanfarra Independente se apresentou na sequência. Os alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) também participaram do desfile, assim como grupos de escoteiros, a empresa Proteges Service e o Grito dos Excluídos. Posteriormente, as forças de segurança marcaram presença no evento.
A programação foi organizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito e Secretaria Municipal de Cultura. “É um mês importante para a cultura mossoroense, mês que representa a nossa liberdade, e em que teremos uma extensa programação sendo realizada”, concluiu o secretário de Cultura, Igor Ferradaes, mencionando a Festa da Liberdade, celebrada este mês em Mossoró.
(*) Secom/PMM
Tags: