Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 14h45 | 12 Set 2023 | redação Projeto de doutorado fortalece ensino de argumentação em sala de aula

Crédito da foto: Jornal de Fato Alunos e alunas da Escola Municipal Manoel Assis na redação do Jornal de Fato

Por Jornal de Fato

Uma turma de alunos e alunas do 9º ano da Escola Municipal Professor Manoel Assis, localizada no bairro Boa Vista, zona sul de Mossoró, visitou a redação do Jornal de Fato nesta terça-feira, 12, como parte do projeto de uma pesquisa que provoca o ensino de argumentação em sala de aula.

O projeto faz parte do curso de Doutorado da professora Débora Praxedes e se desenvolve por meio de oficinas de multiletramentos. As plataformas de comunicação fazem parte do processo, nas quais os alunos e alunas procuram enriquecer os seus conhecimentos. Eles criaram um perfil no instagram para compartilhar as produções argumentativas (instagram.com/argumentacaoemma), roteiro de podcast, spotify, youtube, canva e padlet”.

O projeto dividiu a turma em cinco equipes: The Power Girls, Argumentadores sem Tutti Frutti, Argumentação Discente, Alunos Argumentadores e Prodígios Argumentadores. A partir das plataformas digitais, eles estimulam toda a população para debater sobre os problemas presentes na sociedade contemporânea.

Em recente entrevista ao jornalista Maricelio Almeida, a professora Débora ressaltou que “o projeto tem o intuito de promover, cada vez mais, a formação de sujeitos desenvoltos para o raciocínio lógico, crítico, criativo e ético dentro e fora da escola.” E afirmou que “é nesse contexto que estamos oportunizando aos discentes a promoção da consciência cidadã, por meio do trabalho com a argumentação como prática social, como também o desenvolvimento da competência da cultura digital, tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular.”

“Os alunos estão produzindo, a partir das oficinas, textos argumentativos sobre temáticas que circundam os perigos virtuais que os rodeiam, como cyberbullying, discurso de ódio, cultura de cancelamento, fake news, compartilhamento de dados pessoais, entre outras problemáticas que estão presentes na sociedade contemporânea”, explicou.

Ainda na reportagem do jornalista Maricelio Almeida, o professor Pablo Moura, de Língua Portuguesa na Escola Manoel Assis, classificou o projeto como excelente “porque uma das habilidades que a disciplina requer é a produção de textos argumentativos e de oralização desses. Então, ao mesmo tempo, em que trabalhamos a parte estrutural, preparamos o aluno para que ele tenha uma maior habilidade oral.”

Na redação do Jornal de Fato, a turma de alunos e alunas, acompanhados de Débora Praxedes e Pablo Moura, receberam informações da dinâmica da edição de um jornal impresso, explicadas por Augusto Paiva e Marcos Santos. Os profissionais destacaram todo o processo gráfico-editorial, ressaltando a construção da notícia como o mais importante desafio diário dos jornalistas.

Tags:

Jornal de Fato
Mossoró
educação
doutorado
ensino
argumentação

voltar