Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 13h15 | 20 Set 2023 | redação Concurso público para os quadros da Uern deverá ser realizado em 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Reitora Cicilia Maia em recente entrevista ao Cafezinho com César Santos

Por Tribuna do Norte

Para buscar preencher cada vez mais as lacunas do Ensino Superior no Rio Grande no Norte, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que completa completa 55 anos em setembro, pretende elevar o número de cursos ofertados hoje em dia. Para isso, no entanto, será necessário aumentar o quadro de servidores atual, composto por 766 docentes efetivos e 648 técnicos administrativos. Cicília Maia, reitora da instituição, revela que a estratégia, inicialmente, é recompor o quadro para depois buscar a ampliação dele.

“Nosso último quadro é de 2009 e, com o crescimento da universidade, já não é possível dar conta de tantas atividades. Há uma necessidade  pujante de que o número de servidores seja alterado. Temos um concurso em trâmite, com a expectativa de lançar o edital entre o final deste ano e início de 2024. O certame, conforme preconiza a lei, será para a reposição de aposentadorias e óbitos. Em paralelo,  estamos buscando a atualização para ampliar o quadro de servidores”, explica. 
 
A autonomia financeira conquistada pela UERN em 2021 deve ser uma aliada para a recomposição do quadro. A autonomia, alcançada graças a um Projeto de Lei sancionado pelo Governo do Estado há dois anos, garante estabilidade institucional necessária à execução do  planejamento financeiro e alcance de  metas estratégicas anuais, além de possibilitar avanços nos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos docentes e técnicos administrativos. “Sem essa autonomia, após a aprovação do nosso orçamento, todos os processos eram encaminhados para a Secretaria de Planejamento para que os pagamentos fossem realizados”, esclarece a reitora.
 
“Agora, o repasse financeiro é feito diretamente na conta da universidade. Assim, nós temos condições de não somente planejar nosso orçamento, como também de elaborar a própria execução financeira, o que faz toda a diferença”, completa Cicília Maia. Com intuito de se aproximar cada vez mais da comunidade acadêmica e da sociedade, a instituição tem usado o slogan 'A UERN também é sua', na campanha de comemoração de aniversário segundo afirma a reitora. “Nossa expectativa é receber toda a sociedade, seja o estudante, seja o servidor da universidade”, diz.
 
As comemorações pelos 55 anos começaram nesta terça-feira (19), com uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal para homenagear a instituição e terminam no próximo dia 28, data de aniversário da UERN. Nesta quinta-feira (21), é a vez das homenagens ocorrerem na Câmara Municipal de Mossoró, cidade-berço da universidade. A escolha da capital do Oeste como local de instalação, em 1968, não se deu por acaso, conforme explica Cicília Maia.
 
A programação de aniversário  inclui, além das sessões solenes em Natal e Mossoró, uma missa, um culto evangélico e um culto aos orixás. No dia 28, data de aniversário, será realizada uma assembleia universitária em Mossoró.
 
Além das comemorações pelos 55 anos, a UERN se preparara para receber, entre os dias 18 e  21 de outubro, a 70ª edição do Fórum de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). 
 
A UERN hoje contabiliza 6 campi nos municípios de Assu,  Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros, 15 polos de Educação a Distância (EaD), 65 cursos de graduação, 22 de mestrado e quatro de doutorado, além de  273 projetos de extensão. Ao longo de pouco mais de meio século, a instituição já formou mais de 56 mil profissionais (entre graduação e pós), em uma trajetória que tem orgulhado a atual reitora,  Cicília Raquel Maia Leite.
 
“A UERN é o maior patrimônio vivo do povo potiguar. Nesses 55 anos  temos percebido a potência  do que isso significa, especialmente onde estamos localizados. Entendemos que  estamos desenvolvendo toda a região onde nossas unidades acadêmicas estão instaladas”, frisa a reitora.  

Tags:

Uern
Reitoria
professores
técnicos
concurso
universidade
Mossoró

voltar