Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Postado às 12h30 | 23 Set 2023 | redação Mostra fotográfica abordará principais marcos dos 55 anos da Uern

Crédito da foto: Redação Campus da Uern em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai expor no Museu Lauro da Escóssia a Mostra Fotográfica sobre os principais marcos dos 55 anos de história da instituição. A abertura da exposição será hoje (23), às 17 horas, dentro da programação de reabertura do espaço.

A exposição ficará aberta durante todo o mês de outubro, no primeiro andar do Museu Lauro da Escóssia. O horário segue o funcionamento do museu, que é de terça-feira a sexta-feira, das 7h30, e aos sábados, das 7h às 11h.

Estarão expostas por meio de 45 fotografias a criação da Uern, a Estadualização, o processo de interiorização e expansão da Universidade, a política das cotas sociais e étnico-raciais, o recredenciamento institucional dos seus campi, a conquista da autonomia financeira, a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores (PCCR), entre outras conquistas.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, a exposição é importante para que estudantes e a comunidade possam conhecer um pouco da história da instituição e das pessoas que fizeram e fazem parte dessa história. “É uma forma de valorizar ainda mais essa instituição que é tão importante para a educação e para o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte”, declara.

PROJETO CETÁCEOS

A exposição Uern 55 anos faz parte da programação de reinauguração do Museu Lauro da Escóssia. Além desta, a Uern estará no Museu com a exposição do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) e a exposição sobre aspectos arqueológicos de Mossoró, organizada pelo professor Valdeci dos Santos.

Além destas exposições, o espaço receberá a exposição Auto da Liberdade (um passeio pelas histórias de luta e liberdade do povo de Mossoró); e exposição “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, do artista Isaías Medeiros.

A reinauguração também terá participação dos atores do espetáculo “Auto da Liberdade” e apresentação do cantor Marcelo Alexandre.

REABERTURA

A reabertura do Museu Lauro da Escóssia ocorrerá neste sábado. A reforma contemplou a implementação de um projeto de acessibilidade, assegurando a instalação de rampas e de um elevador.

O Museu Histórico Lauro da Escóssia funciona na antiga cadeia pública e guarda um rico acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história da cidade e da região.

No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Vianna, primeira mulher eleitora da América Latina.

RETRANCA

Sessão solene homenageia representantes da comunidade acadêmica

Docentes, técnicos administrativos, estudantes e ex-alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram homenageados com títulos de cidadão mossoroense, troféus e medalhas pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

A sessão solene homenageou os 55 anos de história da instituição de ensino superior. A reitora Cicília Maia agradeceu à Câmara Municipal de Mossoró pelas homenagens e pela parceria e valorização do trabalho da Uern, que há mais de 50 anos vem contribuindo com o desenvolvimento de Mossoró e do Estado. “Essa sessão solene representa uma homenagem a todos que contribuíram com essa Universidade com dedicação e amor”, declarou.

“Há mais de meio século, um grupo de pessoas tinha o sonho de uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado, que formasse os filhos da classe trabalhadora. E assim nasceu a Uern. Depois, as pessoas que estavam na Universidade viram que era preciso ofertar essas oportunidades em cidade menores, e foi assim que a Uern começou o seu processo de expansão, levando oportunidades para todas as regiões do Estado”, relembrou a reitora.

A Uern, que é referência no ensino superior do país, está presente em seis municípios do RN (Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó), ofertando 65 cursos de graduação, 22 cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado. Além disso, a instituição dispõe de 15 polos de Educação a Distância (EAD) e mais de 200 projetos de extensão, que possibilitam a ligação da universidade com a sociedade.

Tags:

Uern
Mossoró
universidade
RN

voltar