Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Nesta terça-feira, 3 de outubro, é celebrado o Dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, feriado em todo o estado do Rio Grande do Norte. Devido à data, o comércio de rua, shoppings, centros comerciais, bancos e supermercados de Mossoró terão o funcionamento diferenciado e, por esse motivo, os consumidores devem estar atentos aos horários.
Algumas lojas do varejo vão abrir as portas, mas funcionam em horário reduzido. De acordo com as informações do Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Médio Oeste (SECOM), os lojistas terão que respeitar o horário de funcionamento de 6h diárias, e pagar o dobro da diária para os funcionários, conforme ficou determinado na Convenção Coletiva.
Além disso, o funcionamento do estabelecimento deve ser informado ao Sindilojas Mossoró. “Na hipótese de optar pela abertura e funcionamento do estabelecimento comercial, a empresa ou grupo econômico, as Associações Comerciais, as galerias e as Associações de Shopping Centers, deverão comunicar expressa e formalmente aos Sindicatos Patronais Convenentes, quais os feriados que pretendem funcionar”, aponta o trecho da convenção coletiva.
Pelas redes sociais, muitos dos comércios do varejo que vão funcionar durante este feriado informaram que o atendimento ao público ocorre até às 12h. No caso dos estabelecimentos que funcionam nos centros comerciais, o funcionamento ocorre de acordo com o horário de abertura dos locais, naqueles que optaram por funcionar.
Os supermercados e atacados da cidade vão funcionar das 7h às 20h, e a escala de trabalho dos funcionários também não pode exceder as 6h diárias. Por isso, os consumidores que desejam fazer compras neste feriado dos Santos Mártires, devem antecipar a ida aos supermercados. A definição dos horários foi publicada nas redes sociais dos estabelecimentos.
Conforme as informações divulgadas pelo Partage Shopping Mossoró, o local também funciona em horário diferenciado no feriado. Lojas e quiosques abrem às 11h e fecham às 20h. A praça de alimentação e as lojas de lazer abrem das 11h às 22h. Já o cinema funciona normalmente, conforme a programação dos filmes em cartaz.
Já no Oitava Rosado Mall, todas as lojas, restaurantes e a Smart Fit funcionam das 11h às 17h, que é o horário que o local estará aberto. “No dia 3 de outubro, o Oitava Rosado Mall funcionará das 11h às 17h. Planeje suas compras!”, informou a administração do local em postagem feita nas redes sociais.
Bancos e lotéricas também estarão fechados nesta terça-feira, 3. Os atendimentos ao público serão retomados normalmente na quarta-feira, 4. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que, durante o feriado, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Mártires de Cunhaú e Uruaçu fazem parte da história de luta do povo do RN
No dia 3 de outubro os potiguares celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do Rio Grande do Norte, que foram assassinados e estiveram no massacre sofrido pelos fiéis em 1645, durante a invasão holandesa ao Brasil. Cunhaú e Uruaçu eram representantes da Igreja Católica naquela época e, para proteger o povo, pagaram com a própria vida.
O primeiro massacre aconteceu no dia 16 de julho de 1645, durante a celebração da Santa Missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, no atual município de Canguaretama. De acordo com os relatos históricos, um alemão a serviço da Companhia das Índias Ocidentais Holandesas, trancou as portas da capela e, com uma tropa de índios Tapuias e soldados, ordenou a matança de todos os fiéis.
O segundo massacre aconteceu três meses depois, no dia 3 de outubro, em Uruaçu, que hoje é parte do município de São Gonçalo do Amarante. No município, foi criado o Santuário dos Santos Mártires, importante monumento religioso, que recebe a visita de milhares de fiéis que buscam conhecer a história dos padroeiros do Rio Grande do Norte.
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989, o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998, o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.
A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II. No Local do Massacre foi erguido o Monumento dos Mártires em memória dos Bem-Aventurados. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis de todas as partes que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos mortos.
Tags: