Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 08 Out 2023 | redação 13ª edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar começa nesta segunda-feira

Crédito da foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Feira realizada em 2022

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Ocorre de 9 a 20 de outubro a 13ª edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. O evento é realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e reunirá centenas de estudantes de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio de cidades potiguares. A feira ocorrerá no Expocenter, localizado no Campus Sede da Ufersa, em Mossoró.

Os alunos são dos municípios de Mossoró, Angicos, Apodi, Assú, Pau dos Ferros, Macau e Umarizal. De acordo com a organização da feira, serão expostos 459 projetos no período do evento, distribuídos da seguinte forma: 150 trabalhos na Feira de Ciências Kids, que será realizada no dia 18 deste mês e 309 trabalhos na Feira Juvenil, agendada para os dias 19 e 20.

A coordenadora da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, Cristiane Moura, destaca a importância da feira de ciência para o desenvolvimento dos alunos. “O evento desperta o interesse pela ciência na educação básica a partir da construção de projetos usando a metodologia científica ao alcance de todos”.

A iniciativa da Ufersa cogita criar oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental possam mostrar seu potencial investigativo e inventivo nas mais diversas áreas do conhecimento, usando a metodologia científica. Neste ano participarão da feira 127 escolas públicas, 6 escolas particulares e 1 instituto federal. Cristiane Moura acrescenta que a Feira de Ciências credencia projetos para feiras nacionais e internacionais.

“Temos credenciais para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE da USP que acontece em São Paulo), Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) do Rio Grande do Sul, além de credenciais para Feiras no Equador e Peru.”.

Ao todo, 1.836 alunos vão expor seus projetos na 13ª edição da feira. São cerca de 450 professores da educação básica inscritos. A coordenadora do evento destaca que a expectativa da Ufersa para a edição deste ano é das melhores.

“Esse ano a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar apresenta um recorde em relação ao número de trabalhos dos últimos anos, isso mostra o impacto das feiras de ciências na educação cientifica nas escolas do Rio Grande do Norte. E a feira proporciona esse ambiente que oportuniza a troca de ideias entre os participantes e o diálogo com pesquisadores da universidade”, celebrou.

 

Evento terá outras feiras ocorrendo paralelamente

A feira engloba a realização de outras atividades, como a Vigésima Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, marcada para os dias 9, 10 e 11 deste mês.

Ainda ao longo do mês de outubro, ocorrem a II Feira Kids do Semiárido Potiguar; o VI Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido; o VI Ufersa de Portas Abertas; um ciclo de palestras e oficinas mão-na-massa; além dos projetos TV Ufersa e Minuto Ciência.

A culminância de todas as atividades acontece no Expocenter, localizado no campus Leste da Ufersa, em Mossoró, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Esses são os dias de exibição dos projetos finalistas, bem como da realização dos eventos que fazem parte da programação deste ano.

 

Município tem 50 projetos credenciados para a Feira de Ciências do Semiárido

As escolas da rede municipal de ensino têm 50 projetos credenciados para a XIII Feira de Ciências do Semiárido e do Semiárido Potiguar Kids. São 25 projetos para cada evento. Eles serão apresentados entre os dias 18 e 20 de outubro no Centro de Exposição Enéas Negreiros (EXPOCENTER), com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Os projetos credenciados para a II Feira Kids da Ufersa serão apresentados no dia 18 de outubro, com abertura às 9h e exposição, visitação e avaliação das 9h15 às 12h30. Já os trabalhos da XIII FCSP serão expostos nos dias 19 (das 10h30 às 19h) e 20 (8h30 às 12h30).

Os 50 trabalhos credenciados para os eventos da Ufersa foram selecionados durante a VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, ocorrida nos dias 20 e 21 de setembro. O evento foi realizado em pavilhão exclusivamente montado para a programação, na Estação das Artes Elizeu Ventania, contando com o engajamento de 48 unidades de ensino, movimentando 700 alunos expositores, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Durante os dois dias da VI Fecirme, foram apresentados pelos alunos mais de 180 mostras e projetos científicos, abordando diferentes temáticas. Cerca de 2,5 mil pessoas participaram do evento, entre alunos, professores, equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e visitantes.

 

20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)

 

9 de outubro

14 horas – Solenidade de abertura da SNCT

Local: Auditório Amâncio Ramalho

10 de outubro

9 horas – Teatro Científico

Local: Auditório Amâncio Ramalho

14 horas – Teatro Científico

Local: Auditório Amâncio Ramalho

11 de outubro

8 horas – Cineciência

Local: Auditório Amâncio Ramalho

II FEIRA KIDS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

18 de outubro

Local: Expocenter

8 horas – Credenciamento e Montagem dos Estandes

9 horas – Abertura da II Feira Kids

9h15 as 12h30 – Exposição, Visitação e Avaliação

11h30 as 13h – Almoço (modo revezamento)

13 horas – Premiação

VI FESTIVAL DE INVENÇÃO E CRIATIVIDADE DO SEMIÁRIDO

Local: Expocenter

8 horas – Credenciamento e montagem dos estandes

9h as 12h30 – Exposição, Oficina e visitação

19 de outubro

XIII FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Local: Expocenter

8h as 9h – Credenciamento, montagem dos estandes e biossegurança

9h as 10h30 – Ufersa de portas abertas

10h30 as 19h – Exposição e visitação

11h30 as 13h – Almoço (modo revezamento)

13h – Abertura oficial da XIII FCSP

18h – Jantar (modo revezamento)

19h – Science e Dance Party

21h – Encerramento e transporte para o hotel

ENCONTRO CIENTÍFICO DE PROFESSORES DA FCSP

Local: Auditório Amâncio Ramalho

9h30 as 10h – Credenciamento e orientações

10h15 – Abertura

10h30 – Palestra

11h30 as 13h – Almoço (modo revezamento)

14h as 15h – Palestra

15h as 17h – Apresentador Prêmio Professor Nota 10

18h as 19h – Jantar

VI FESTIVAL DE INVENÇÃO E CRIATIVIDADE DO SEMIÁRIDO

12h as 18h – Exposição, Oficinas e visitação

20 de outubro

XIII FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

8h – Saída do hotel para Expocenter (transporte das Direcs)

8h30 as 12h30 – Exposição, visitação e avaliação

11h30 as 13h – Almoço (modo revezamento)

12h30 – Desmontar estandes

13h30 – Cerimônia de premiação

16h30 – Encerramento e retorno para as cidades

ENCONTRO CIENTÍFICO DE PROFESSORES DA FCSP

Local: Expocenter

8h30 as 11h30 – Apresentação de banners

11h30 as 13h – Almoço (modo revezamento)

VI FESTIVAL DE INVENÇÃO E CRIATIVIDADE DO SEMIÁRIDO

Local: Expocenter

8h as 11h30 – Exposição, oficinas e visitação

12h – Desmontagem

 

Tags:

Mossoró
semiárido
potiguar
feira
ciências

voltar