Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 19h30 | 09 Out 2023 | redação Mossoró recebe pela primeira vez laboratório tecnológico sobre rodas

Crédito da foto: Divulgação O equipamento começou a funcionar no último dia 5 deste mês

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Pela primeira vez, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está recebendo o “HackaTruck MakerSpace”, grande laboratório tecnológico sobre rodas. A iniciativa é graças a um grupo de professores do curso de Ciência da Computação da Ufersa. A Universidade foi escolhida para receber o projeto por conta dos projetos de tecnologia que a universidade já executa e pela localização estratégica no Estado do Rio Grande do Norte.

O equipamento começou a funcionar no último dia 5 deste mês. Ele permanecerá estacionado próximo ao Centro de Engenharias do campus de Mossoró até o dia 10 de novembro. Neste período, 56 estudantes de diferentes cursos de graduação da universidade participarão de um curso prático de formação profissional.

Participam da formação prática de cinco semanas na Ufersa os alunos que concluíram um curso teórico oferecido à distância e que obtiverem melhor pontuação. O HackaTruck funciona como sala de aula e possui capacidade de 28 estudantes, por isso as vagas no curso presencial serão limitadas a duas turmas de 28 alunos cada. De acordo com a Ufersa, os alunos participantes foram previamente selecionados por meio de um curso on-line.

“Esta é uma oportunidade sem precedentes na UFERSA, com a IBM possibilitando que nossos alunos desenvolvam competências completamente alinhadas às demandas tecnológicas do mercado”, diz a professora do curso de Ciência da Computação Kátia Cilene, uma das idealizadoras da vinda do HackaTruck para Mossoró.

O curso é executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, com coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A formação é oferecida nos turnos da tarde e da noite por instrutores da empresa IBM.

O curso aborda o desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker. “Eu espero muito do curso, como aprender a desenvolver novas tecnologias, colocando esse aprendizado na prática e aproveitando essas ferramentas que estão sendo ofertadas” pontua Caio Anderson, um dos alunos participantes.

Gabriel Thomaz, instrutor do projeto, diz que os participantes realizarão diversos desafios e dinâmicas nas próximas semanas, com o objetivo de desenvolverem um projeto final em grupo ao fim da formação.

Iza Layane, outra aluna selecionada, contou que está com grandes expectativas sobre a formação e as temáticas que serão abordadas no curso. “Por ser um ambiente inovador, acredito que seja uma maior motivação para nós. Ter esse contato com novas tecnologias, muitas delas bem atuais e diferentes máquinas, gera uma maior empolgação para vivenciar tudo isso” afirmou Iza.

 

O que é HackaTruck?

O HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento IOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT), enfatizando a aplicação de conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

Ele já capacitou mais de 2.900 alunos em seu laboratório móvel. A iniciativa teve início em 2015 e chegou a uma nova fase em 2023, com a inclusão de cidades mais distantes das capitais. O HackaTruck já percorreu 79 instituições de ensino superior em todas as regiões do país.

O projeto é executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, com coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

 

Tags:

Caminhão
tecnologia
Ufersa
Mossoró
HackaTruck MakerSpace

voltar