O Instituto Neoenergia abriu a votação popular para escolha das vencedoras do Prêmio Inspirar 2023. No Rio Grande do Norte, concorrem Jane Gomes, com a websérie Passa a Visão; e Saryne Fernandes, da Associação Meu Sonho de Balé. A votação encerra dia 22 de outubro no site do Instituto Neoenergia.
“Destacar a atuação dessas lideranças é importante para valorizar o protagonismo feminino no fomento à cultura. A premiação traz visibilidade ao trabalho conduzido por mulheres de diferentes estados do país para melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas de vulnerabilidade social”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
“A representatividade delas inspira todos(as) a reconhecer a potência das atividades artísticas e culturais como mecanismo de superação dos desafios impostos pela Agenda 2030 e nos instiga a sermos agentes de mudança e construirmos juntos um futuro melhor para o nosso Brasil”, segue.
A iniciativa vai reconhecer, no total, 16 lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social em sete estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e no Distrito Federal.
Serão distribuídos R$ 140 mil em três categorias: mulheres (pessoa física ou microempreendedora individual, MEI); coletivos (grupos não formalizados representados por uma liderança feminina responsável pela submissão); e organizações (pessoas jurídicas, com mulher na representação legal, e com faturamento anual de até R$ 1 milhão).
Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural.
O Prêmio Inspirar é realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração da Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS), Neoenergia Pernambuco (PE) –, além da parceria técnica da Baluarte Cultura.
Tags: