Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Com o objetivo de incentivar o interesse e a frequência escolar dos alunos, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Pelópidas de Araújo, localizada no município de Russas (CE), realiza, desde o ano de 2009, o projeto Alunos Destaques. Por meio desse projeto, os estudantes do 6º ao 9º ano que se destacam nos estudos têm direito a algumas premiações ofertadas pela escola.
A premiação conquistada pelos alunos que se destacaram neste ano é conhecer a cidade de Mossoró, especialmente os pontos turísticos, como o Corredor Cultural, o Partage Shopping e também a Prefeitura de Mossoró, durante uma aula de campo. A escolha do destino se deu pelo fato da Escola ter em seu quadro de docentes uma professora com naturalidade de Mossoró, a professora Márcia Firmino, que integra o projeto.
Márcia Firmino, que mora há cinco anos em Russas, pontua que a cidade de Mossoró tem sua relevância para a compreensão da História do Brasil e pela sua importância social, cultural e política. A visita dos representantes da Escola Municipal, que contará com 57 alunos e 10 professores, até Mossoró ocorrerá na sexta-feira, 20 de outubro.
Márcia Firmino informou à reportagem do JORNAL DE FATO que a visita a Mossoró tem o objetivo de proporcionar uma experiência diferente para os estudantes, para que eles conheçam novas culturas e tenham contato com outros ambientes. Ela fala que quer motivar os estudantes, por meio da cultura e da história que Mossoró carrega desde a sua fundação.
“Eu sou uma professora nascida em Mossoró, fiz faculdade na Uern e vim para o Ceará desde 2017. Realizo esse trabalho com o projeto para motivar os alunos, levando-os sempre a lugares que tenham cultura, para que eles também tenham acesso a ela, além da educação. Não é a primeira vez que alunos da escola visitam Mossoró, mas eu sempre quero mostrar a cultura da minha cidade, o quanto Mossoró é rica em história e em lazer. Vamos visitar esses pontos e apresentar um novo ambiente para os estudantes”, relatou a professora.
Márcia Firmino falou ainda sobre o roteiro de visita, que compreende o Memorial da Resistência, a Praça da Convivência, a Estação das Artes Elizeu Ventania, o Teatro Dix-Huit Rosado e o Partage Shopping Mossoró. “A proposta da aula de campo é fazer uma visitação pelos principais pontos que demarquem uma narrativa histórica, a fim de despertar nos educandos uma interpretação crítica e reflexiva, tendo em vista que eles se vejam como importantes e participantes na construção do ensino e aprendizado.
A estudante do 8º ano, Stefanny Emilly, que estará entre os alunos que visitarão Mossoró, falou sobre o momento do anúncio da premiação do projeto, que ocorreu ontem, 17, e sobre as expectativas de conhecer Mossoró. “O anúncio do projeto foi um momento leve e divertido, teve o momento de risadas, tensão e muita alegria! O prêmio foi muito bom e bem escolhido, pois assim como tem diversão, tem momentos de aprendizado sobre arte e cultura da cidade de Mossoró/RN, um pedaço do nosso país”, disse.
O principal objetivo da professora Márcia Firmino é motivar os alunos por meio desse projeto. Ela, que estudou nas escolas Abel Coelho e Moreira Dias e cursou Educação Física na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), afirma estar orgulhosa de poder estar apresentando a sua cidade natal para os estudantes e também para os professores que compõem o projeto.
“Eu quero mostrar aos alunos o quanto o estudo é importante e o quanto valorizar as nossas origens é importante. Quero mostrar que eles podem se tornar o que quiserem por meio do estudo e voltar às suas origens, mostrando as maravilhas da cidade, contando a história que foi vivida”, disse a professora que trabalhou no projeto Mais Educação por muitos anos na Escola Lions Mossoró Centro, na Escola Dolores do Carmo Rebouças e na Escola Alexandre, além de ter participado como coreógrafa no Festival Mossoroense de Folclore/2010.
Professora Márcia Firmino está atualmente à frente do projeto que apresentará a cidade aos alunos cearenses
Projeto Alunos Destaques avalia o comportamento dos alunos na escola
O projeto Alunos Destaques, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Pelópidas de Araújo, em Russas (CE) é realizado desde o ano de 2009, a partir da observação dos professores e da coordenação pedagógica da realidade escolar que apresentava um número expressivo de infrequência, desinteresse e desmotivação entre o seu alunado.
O projeto anseia valorizar, motivar e despertar no aluno(a) o sentimento e sensação de protagonismo no processo de ensino-aprendizado. Atualmente, o projeto faz um levantamento por meio de gráficos baseados nos níveis estabelecidos e preenchimento de fichas de autoavaliação com perguntas que levam o aluno à autorreflexão do seu comportamento, estabelecendo metas a serem alcançadas, contemplando alunos(as) de 6º ao 9º ano, a fim de sanar suas dificuldades.
O projeto busca uma aproximação maior com o educando, como conversas amigáveis, mostrando a importância do momento vivido por eles, levando a conscientização nas decisões tomadas por eles para o futuro. O colegiado da escola seleciona premiações que variam conforme o bimestre.
Tags: