Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Com o objetivo de promover uma conscientização ambiental e boas práticas sustentáveis, o Instituto Lixo Zero Brasil está promovendo a 4ª edição da Semana Lixo Zero Mossoró. Iniciada no dia 21 de outubro, a ação terá parte das ações, que incluem campanhas de arrecadação e de descarte correto de lixo, prorrogadas até o dia 5 de novembro.
Com o tema "Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades”, a 4ª Semana Lixo Zero Mossoró busca mostrar o quanto as escolhas diárias das pessoas podem impactar diretamente no meio ambiente. “A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para repensarmos nossos hábitos, reduzir o desperdício e cuidar melhor do nosso planeta”, informa a organização do movimento.
Uma das ações que ocorrem até o mês de novembro é o estande Estação Lixo Zero, que foi instalado na feira de empreendedorismo feminino "Entre Elas Expo Week", que ocorre até o dia 5 de novembro no Partage Shopping Mossoró. No local, está sendo disponibilizado um ponto de recebimento de materiais recicláveis, especialmente de pilhas e baterias, bem como óleo de cozinha usado, tampinhas e medicamentos vencidos ou em desuso.
O material coletado será destinado a entidades filantrópicas da nossa cidade, contribuindo para causas nobres e para o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental. Entre os beneficiados estão o Albergue de Mossoró, a Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi, a ASCAMAREM e as associações de catadores "Reciclando para Vida".
“Como parte de nosso compromisso com a sustentabilidade, estaremos oferecendo um ponto de recebimento de materiais recicláveis. Cada ação conta e acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença para o meio ambiente e para nossa comunidade. Ao visitar a "Entre Elas Expo Week", traga seus materiais recicláveis e junte-se a nós nessa jornada de conscientização e ação”, solicita a organização da 4ª Semana Lixo Zero Mossoró.
A Semana Lixo Zero também realiza ações de conscientização nas escolas do município. “No dia 1º/11, das 7h30 às 9h, estaremos na Escola Estadual Francisca Martins de Souza, onde realizaremos oficinas de tintas ecológicas, sementários e fitoterápicos com os alunos do 5º ano. Vamos compartilhar conhecimento sobre práticas sustentáveis e inspirar as futuras gerações a cuidarem de nosso planeta”.
Audiência pública debateu sobre reciclagem e descarte adequado do lixo
Na última sexta-feira, 27, a Câmara Municipal de Mossoró realizou a IV Audiência Pública Lixo Zero, com o objetivo de debater sobre ações voltadas para a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem e diminuição do descarte de lixo.
A audiência foi proposta pelo vereador Paulo Igo e debateu especialmente sobre a necessidade de incentivar a reciclagem no município de Mossoró, o lixão de Mossoró e o descarte do lixo hospitalar produzido fora do ambiente hospitalar.
O vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) destacou a necessidade de uma campanha voltada para a conscientização do descarte adequado quando o lixo hospitalar é gerado em ambientes residenciais ou comerciais.
A ação visa proteger os garis de possíveis contaminações. “Como profissional de saúde, tenho a responsabilidade de descartar de forma adequada qualquer lixo hospitalar. Mas nem sempre os profissionais estão tomando este cuidado quando fazem atendimento domiciliar”.
Durante a audiência, o vereador Paulo Igo (SD) demonstrou preocupação com o descarte da poda de árvores realizada pela Prefeitura de Mossoró. “Poderia ser feito a compostagem do material, mas estão sendo descartados na RN que dá acesso à cidade de Upanema, em um terreno, e queimados diariamente. Vamos fazer uma denúncia ao Ministério Público”, declarou.
Como exemplos de ações que podem incentivar a reciclagem do lixo, o vereador Tony Fernandes (SD) lembrou a lei, de autoria dele, que cria a Campanha Tampinha Solidária, onde entidades arrecadam tampinhas plásticas para trocar por ração para animais de rua ou cadeiras de rodas. “As tampas são levadas para organizações. Essas organizações devolvem o valor na forma de ração para animais e cadeira de rodas e de banho para pessoas com deficiência. Assim, as tampas não vão para o lixo e ainda ajudam quem precisa”.
Semana Lixo Zero realizada em 2022 realizou 32 ações em Mossoró
A 4ª Semana Lixo Zero Mossoró busca ultrapassar os resultados alcançados durante a 3ª Semana Lixo Zero, ocorrida em 2022, que foram bem expressivos. Durante a Semana, 26 instituições estiveram envolvidas no projeto, que realizou 32 ações em toda a cidade de Mossoró.
Quase 1.600 pessoas participaram de ações como gincana ecológica, orientação sobre compostagem, sensibilização sobre coleta seletiva, educação ambiental nas escolas, intervenções artísticas e arrecadação de tampinhas de garrafa. Ao todo, mais de 52.200 tampinhas foram arrecadadas e doadas para a Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi.
De acordo com o Coletivo Lixo Zero em Mossoró, a educação nas escolas desempenha um papel fundamental na formação de bons cidadãos, que estejam conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. “Investir em palestras e workshops em escolas é uma maneira valiosa de promover a Semana Lixo Zero e os princípios da sustentabilidade”, fala a organização.
Tags: