Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 09 Nov 2023 | redação Papai Noel: 460 cartinhas esperam por um padrinho em Mossoró

Crédito da foto: Reprodução Cartinhas para Papai Noel nos Correios

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A campanha solidária mais aguardada por crianças de escolas públicas de todo o Brasil será lançada no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (9). No Rio Grande do Norte, estão cadastradas 5.350 cartinhas no sistema aptas para adoção, sendo que 460 delas em Mossoró.

A cerimônia de lançamento da edição 2023 ocorrerá no auditório da Casa da Indústria – FIERN. A abertura ficará a cargo da superintendente estadual dos Correios, Jaqueline Costa e terá a participação das crianças e do Papai Noel.

A campanha será novamente híbrida (física e digital). As adoções de cartas poderão ser feitas on-line ou nas agências dos Correios de Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e dos municípios de Antônio Martins, Apodi, Assú, Caicó, Currais Novos, Fernando Pedroza, Mossoró e Pau dos Ferros.

De acordo com o órgão federal, milhares de cartinhas emocionantes escritas por alunos matriculados na rede pública de ensino (da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), projetos sociais ou, ainda, por crianças em situação de vulnerabilidade social que escrevem espontaneamente para a campanha estarão à espera de um padrinho ou madrinha.

A partir do lançamento da campanha, os Correios explicam que esse número deve aumentar com as cartinhas que passarão a ser entregues espontaneamente nas agências e triadas segundo os critérios sociais da campanha. O período de recebimento dessas cartas vai até 24 de novembro e os pais ou responsáveis devem preencher um termo de consentimento informando dados como o CPF da criança (essas informações são de caráter sigiloso e serão resguardadas pelos Correios).

Ser padrinho ou madrinha de uma ou mais crianças é muito fácil. É só retirar uma cartinha em uma unidade dos Correios participante da ação ou acessar o Blog Noel, na internet. Mas se você prefere adotar de forma on-line, é só acessar o site e clicar em “Adoção On-line”.

Em seguida, selecione o estado e município e as cartinhas disponíveis irão aparecer na tela. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha. E fique atento às datas da Campanha da sua cidade. No Blog Noel você encontra todas as informações. Por meio do endereço eletrônico https://blognoel.correios.com.br/.

Mais de 96 mil cartas já estão disponíveis para adoção nas agências participantes e pelo Blog Noel. Os pedidos são os mais variados e refletem os sonhos das crianças.

CAMPANHA EM 2022

No ano passado, a campanha Papai Noel nos Correios distribuiu 326 brinquedos arrecadados durante o período da campanha em Mossoró. Já em todo o Rio Grande do Norte o número chegou a 6.289.

Do total entregue na segunda maior cidade potiguar, 253 presentes foram distribuídos para crianças na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes. Outros 36 brinquedos na Escola Municipal Chafariz, 27 na Escola Municipal Bento José de Freitas, além de outros 10 na comunidade.

 

Mais de 6,5 milhões de cartinhas já foram adotadas em todo o país em 35 anos de campanha

Nos 34 anos de campanha, mais de 6,5 milhões de cartinhas foram atendidas pelos padrinhos e madrinhas. O Papai Noel dos Correios está há 34 anos disponibilizando cartas com pedidos de crianças que cursam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras.

As crianças com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social e que não tiveram a ação em suas escolas, podem enviar suas cartinhas pelo Blog do Noel ou entregar nas agências participantes.

O Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados da estatal que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes.

Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios. A campanha ainda incentiva a escrita, por meio das cartinhas, e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Tags:

Papai Noel
Correios
crianças
Natal
Mossoró
RN

voltar