O professor Paulo Henrique Bezerra, do campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), foi o único brasileiro selecionado em um concurso realizado pela Revista Science, uma das mais influentes do mundo na área de divulgação científica.
A proposta do concurso era provocar jovens cientistas a promoverem encontros fictícios entre grandes gênios da ciência mundial, independentemente da época e do local onde viveram.
As respostas selecionadas foram publicadas pela Science no dia cinco de outubro, com a participação de 16 pesquisadores de universidades da China, do Chipre, dos Estados Unidos e da Índia, juntamente com o pesquisador da Ufersa.
Em sua proposta, Paulo Henrique Bezerra imaginou o encontro de Leonardo da Vinci (1452-1519) e Nikola Tesla (1856-1943), considerando a grande relevância dos inventos dessas duas personagens.
“Da Vinci criou o protótipo de muitas máquinas, como helicópteros e submarinos… só que para muitos deles ainda não existia propulsão. E Tesla foi reconhecido como um dos principais cientistas da área da eletricidade”, comenta o pesquisador da Ufersa. “Então eu propus que, se eles se encontrassem, Tesla traria propulsão para as máquinas de Da Vinci, que por sua vez poderia dar novas ideias para Tesla”.
A originalidade da proposta resultou na inclusão do texto do pesquisador no artigo, que tem como título Vozes da Nova Geração: Introduções Históricas ou NextGen Voices: Historic Introductions, na versão original em inglês. “Foi uma surpresa muito grata ter sido o único brasileiro selecionado”, conta Paulo Henrique Bezerra.
Tags: