Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta quarta-feira, 15 de novembro, é comemorado o Dia da Proclamação da República, considerado feriado em todo o território nacional. Apesar de ser um feriado no meio da semana, muitos mossoroenses acabam buscando alternativas para fazer neste dia.
Para os que querem aproveitar o feriado para ir às compras, é necessário ficar atento aos horários de funcionamento de shoppings, lojas no centro da cidade e também de supermercados e hipermercados. No caso das lojas do centro, a perspectiva do Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Médio Oeste (SECOM) é de que a maioria delas esteja fechada.
Algumas, como as grandes lojas de departamento, abrem, mas com horário reduzido, cumprindo o que prevê o acordo coletivo da categoria, que é de no máximo seis horas. A possibilidade de abertura dos comércios de rua de Mossoró ocorre em virtude da assinatura da Convenção Coletiva, que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos em alguns feriados, desde que o sindicato comerciário e patronal sejam informados com antecedência.
Para funcionar nos feriados, os lojistas devem solicitar, com pelo menos 48 horas de antecedência, o Termo de Abertura junto ao Sindilojas Mossoró. Além disso, os trabalhadores que trabalham nos feriados devem receber hora extra dobrada.
Os supermercados e hipermercados de Mossoró também terão horário diferenciado, desta vez mais reduzido do que vinha ocorrendo nos feriados anteriores. Enquanto que, nos outros feriados, os supermercados abriam às 7h e fechavam às 20h, neste Dia da Proclamação da República, o horário de funcionamento é das 7h às 13h.
No Partage Shopping Mossoró, as lojas e quiosques abrem às 14h e fecham às 20h. A redução no horário de funcionamento também ocorre na praça de alimentação e no espaço de lazer, que abre 1 hora mais tarde, às 11h, e encerra às 22h. Já o cinema segue a programação conforme os horários dos filmes em cartaz.
No Oitava Rosado Mall, onde fica localizada a academia Smartfit, o horário de funcionamento também será reduzido e igual para todos os estabelecimentos. O local abre para o público às 11h e encerra os atendimentos às 17h. “Em virtude do feriado, nosso horário de funcionamento será das 11h às 17h. Realize suas compras antecipadamente”, informou o empreendimento por meio das redes sociais.
As agências bancárias e lotéricas não estarão abertas para atendimento presencial ao público neste feriado de 15 de novembro. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente na quinta-feira, 16. Os carnês com vencimento em 15/11 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Veja como funciona o comércio em Mossoró neste feriado
Comércio de rua - a maioria das lojas está fechada
Partage Shopping Mossoró
Lojas e quiosques - 14h as 20h
Praça de Alimentação - 11h as 22h
Lazer - 11h as 22h
Cinema - conforme a programação dos filmes em cartaz
Oitava Rosado Mall
Lojas e quiosques - 11h as 17h
Smartfit - 11h as 17h
Supermercados e hipermercados - 7h as 13h
Bancos e lotéricas - fechados
Órgãos públicos - apenas serviços essenciais funcionando
Proclamação da República ocorreu há 134 anos
Hoje, 15 de novembro, o Brasil celebra os 134 anos do Dia da Proclamação da República. O evento ocorreu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. A partir de um golpe, a república foi instaurada no Brasil e a família real foi expulsa.
Atualmente, o 15 de novembro é considerado feriado nacional por determinação da legislação brasileira. Em 14 de janeiro de 1890, foi emitida a primeira lei reconhecendo o dia como feriado. Essa lei foi o Decreto nº 155-B, que determinou o feriado como um dia para celebrar a “pátria brasileira”.
Essa ação, no entanto, foi uma de muitas para garantir legitimidade à recém-instaurada república no Brasil e garantir que o dia e o republicanismo ficassem impregnados no imaginário popular. Outras leis que reforçaram o 15 de novembro como feriado foram decretadas durante a “Era Vargas e a Quarta República.”
Tags: