Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) iniciaram nesta quarta-feira, 22, uma paralisação dos serviços em todas as sedes do órgão no Estado. A paralisação segue até sexta-feira, 24, e tem o objetivo de pressionar o Governo do Estado para que as pautas da categoria sejam atendidas.
A decisão de paralisar as atividades por 3 dias ocorreu em assembleia que foi realizada no dia 14 de novembro, em Natal. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN), que representa os trabalhadores do DETRAN, afirma que, até agora, o Governo do Estado não atendeu a nenhuma reivindicação dos profissionais.
“A medida é um protesto contra o Governo Fátima Bezerra, que até agora não atendeu a nenhuma reivindicação dos profissionais. A pauta da categoria foi apresentada pelo SINAI-RN ao Governo no mês de março, após discussões na Campanha Salarial, e exige: reposição salarial; realização de concurso público; atualização do PCCR; auxílio-alimentação; entre outras demandas”, informou o sindicato.
O servidor da 1º Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), em Mossoró, Ítalo Falcão, informou que, com a paralisação, todos os serviços são afetados, devido à grande adesão dos servidores efetivos. “No caso de Mossoró, dos 23 servidores que estão trabalhando, 22 vão parar. Em outras localidades, 100% do efetivo vão parar”, informou.
Ele informou ainda que o serviço mais afetado em Mossoró será a Vistoria Veicular, já que todos os servidores do setor vão parar. “No setor de processo e emissão de documentos, todos os efetivos vão parar, somente cedidos e comissionados vão trabalhar. Nesses casos de parada, é recomendável reagendar os serviços para os próximos dias úteis”, explicou Ítalo Falcão.
No 1º dia de paralisação, a categoria fará uma caminhada da calçada do Midway até a Governadoria, com concentração às 8h. Chegando ao Centro Administrativo, os servidores da Autarquia, que integram a base do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), vão se somar ao Ato Público Unificado que o SINAI vai realizar no local.
“Às vésperas de 2024 e diante de precarizações no Departamento Estadual de Trânsito, a categoria reivindica que o Governo respeite a autonomia financeira do DETRAN, mantenha os salários dos terceirizados em dia, negocie a pauta dos trabalhadores e cumpra a legislação, ressalta o coordenador de Comunicação do SINAI e servidor da Autarquia, Alexandre Guedes.
Saiba quais são as reivindicações dos trabalhadores do DETRAN/RN:
Motivos principais
Outros pontos
Tags: