Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 30 Nov 2023 | redação Tema da Festa de Santa Luzia 2023 faz referência ao propósito missionário da Diocese

Crédito da foto: Reprodução Padre Flávio Augusto, coordenador geral da Festa de Santa Luzia

Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato

A Diocese de Mossoró está se preparando para iniciar, oficialmente, mais uma edição da Festa de Santa Luzia, padroeira do município. As festividades da Virgem de Siracusa começam amanhã, 1º de dezembro, e seguem até o dia 13, quando é celebrado o Dia de Santa Luzia.

Neste ano, a festa terá como tema “Luz na Missão”. De acordo com a própria Diocese, a escolha do tema levou em consideração o propósito da Diocese, que é a missão. “O tema da festa de Santa Luzia expressa a índole missionária de nossa diocese, intensificada com o pastoreio de Dom Mariano Manzana, que traz em seu brasão o lema missionário “Christus ad gentes”; inspirado no decreto “Ad Gentes”, do Concílio Vaticano II, sobre a natureza missionária de toda a Igreja”, informou padre Flávio Augusto, pároco da Catedral e coordenador da Festa de Santa Luzia.

Além disso, padre Flávio Augusto explica que a definição pelo tema também remete à luz de Santa Luzia, que se tornou a padroeira dos olhos e da visão. “Associado à fundamentação eclesiológico-pastoral, o tema invoca a intercessão de nossa Padroeira Santa Luzia, para que a luminosidade divina que nela resplandece, inspire a partir de suas virtudes evangélicas, a missão evangelizadora dessa parcela considerável do povo de Deus situado no Oeste potiguar, congregada enquanto Diocese de Santa Luzia de Mossoró”, explicou.

Em 13 de dezembro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos. Luzia nasceu por volta do ano 290 d.C. em Siracusa, Sicília, na Itália, por volta do século III. A biografia da Santa narra que ela nasceu em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos.

A festa de Santa Luzia é celebrada todos os anos em Mossoró, que tem a santa como padroeira. No dia 13 de dezembro, os fiéis se reúnem para a tradicional procissão em homenagem à Virgem de Siracusa. Muitos deles vão vestidos com roupas iguais à imagem da santa e outros acompanham a procissão descalços, como forma de promessa.

 

Vendedores que atuarão durante os festejos devem seguir regras de segurança na ligação da energia

A Festa de Santa Luzia, em Mossoró, tem início no próximo dia 1º de dezembro e se estende até o dia 13. Muitos autônomos montam barracas de comida e lojinhas de souvenirs no entorno da Catedral, no centro da cidade.

Por esse motivo, a Neoenergia Cosern, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica, chama a atenção para a necessidade do cumprimento de regras de segurança relativas às ligações temporárias de energia elétrica para garantir que as festividades transcorram sem problemas.

“É muito importante que os autônomos observem as normas de segurança para a realização de ligações temporárias de energia elétrica, com aval técnico da Neoenergia Cosern e que jamais façam ligações clandestinas, o popular “gato”, que é um risco para quem faz e para a população”, afirma Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern em Mossoró.

A companhia de energia elétrica informa que, para a ligação provisória, os autônomos devem solicitá-la com, pelo menos, três dias de antecedência. No momento do atendimento, o cliente irá receber a fatura caução (estimada) e a de serviço, contudo, quando houver a retirada do equipamento, a leitura será coletada em campo e gerada a fatura final para encontro de contas.

 

Tags:

Mossoró
Santa Luzia
padroeira
Diocese

voltar