Os festejos em comemoração à padroeira de Mossoró são uma tradição na cidade, reunindo milhares de fiéis mossoroenses e de cidades vizinhas, que aproveitam as 13 noites de celebrações. A programação deste ano será iniciada com a Carreata da Luz
Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO
A Festa de Santa Luzia 2023 é aberta oficialmente nesta sexta-feira, 1º de dezembro, e já conta com uma vasta programação religiosa e cultural. Os festejos em comemoração à padroeira de Mossoró são uma tradição na cidade, reunindo milhares de fiéis mossoroenses e de cidades vizinhas, que aproveitam as 13 noites de celebrações.
A programação deste ano será iniciada com a Carreata da Luz, com saída da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, situada no conjunto Abolição III, a partir das 18h. A carreata será encerrada na Catedral de Santa Luzia, onde ocorrerá a missa de abertura, celebrada pelo administrador apostólico e bispo emérito Dom Mariano Manzana.
Logo após a missa de abertura, começa o show do cantor católico Thiago Brado, que ocorre no adro da Catedral de Santa Luzia. O cantor é conhecido nacionalmente, e um dos seus grandes sucessos é a música “Minha Essência”.
A festa de Santa Luzia deste ano traz algumas novidades em relação à última edição. Uma delas é a retomada do Oratório de Santa Luzia, cujas apresentações ocorrerão de 2 a 11 de dezembro, sempre após a novena do período da noite, no adro da Catedral.
Outra novidade da festa deste ano é o I Clássicos da Luz, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, às 15h, com saída da Catedral de Santa Luzia e chegada ao Restaurante Buscapé Budd. Esse evento é marcado pelo desfile de carros antigos.
A programação conta ainda com a abertura ao público do Centro Diocesano de Memórias, no Seminário Santa Terezinha. O funcionamento, especial para a Festa de Santa Luzia, será de 2 a 12 de dezembro. “Queremos convidar toda a população para participar dos festejos de Santa Luzia. Serão treze dias intensos, de uma programação bastante diversificada, de devoção a nossa padroeira. Vamos juntos agradecer por tantas bênçãos concedidas”, disse o coordenador do Festa de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte Melo.
Público da Festa de Santa Luzia poderá visitar o Centro Diocesano de Memórias
O Centro Diocesano de Memórias (CDM) estará aberto ao público de 2 a 12 de dezembro, período que engloba parte da Festa de Santa Luzia 2023. A estrutura, inaugurada em outubro deste ano, funciona dentro do Seminário Santa Terezinha. De segunda a sexta-feira, o CDM estará aberto das 7h30 às 11h30. Já aos sábados e domingos, será de 7h30 as 11h30 e de 15h as 18h.
No local, os visitantes podem conferir relíquias, itens, fotografias e documentos históricos e importantes de bispos, padres e da própria Diocese que contam a história da Igreja Católica em Mossoró, como é o caso do acervo do memorável Padre Alfredo Simonetti. Também haverá uma exposição especial de Padre Dário Tórboli, denominada de “Uma jornada de entrega à missão, uma narrativa tecida com fios de amor”.
“Convidamos a todas as pessoas, não só católicos, como a comunidade em geral, a conhecer a nossa rica história, contada através de um acervo diversificado e robusto. Durante todo o percurso dentro do CDM, os visitantes, sem precisar de agendamento, terão auxílio para conhecer e entender todas as peças e itens”, explica o seminarista Carlos Daniel, coordenador do CDM.
Confira a programação de hoje para a Festa de Santa Luzia:
Abertura Oficial
18h – Carreata da Luz
Saída da Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Abolição II)
19h - Missa e Cerimônia Oficial de abertura da Festa de Santa Luzia 2023
Celebrante: Dom Mariano Manzana – Administrador Apostólico
Show com Thiago Brado
Local: Catedral de Santa Luzia
Lojinha de Santa Luzia
Aberta até o dia 13 de dezembro - das 7h às 22h
Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral)
Tags: