Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
Na próxima semana, Mossoró receberá a II Assembleia Permanente do Clima do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá nos dias 7 (quinta-feira) e 8 (sexta-feira) e conta com a organização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
O tema a ser trabalhado são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, regionalizando o conteúdo para o oeste potiguar em busca de ações práticas para a atração de recursos e parcerias. No primeiro dia, as palestras ocorrerão no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) sob a responsabilidade da Uern. Já no dia seguinte, as práticas serão realizadas na Ufersa.
Os Departamentos, Setores e Servidores que desenvolvam atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no turno matutino e noturno, poderão expor seus trabalhos do dia 7 de dezembro, em um espaço destinado para exposição.
Na Ufersa, as atividades vão começar às 8h30 da manhã da sexta-feira, dia 8, com diálogos sobre as mudanças climáticas, no Auditório Amâncio Ramalho, com os professores doutores José Espínola Sobrinho e Saulo Tasso Araújo da Silva. Em seguida, apresentação do Setor de Produção de Mudas da Universidade, com o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes. A atividade será encerrada com visita técnica ao setor de mudas da Universidade.
O Encontro reunirá especialistas de todas as universidades do RN, ambientalistas, representantes das comunidades tradicionais, da sociedade civil organizada, dos três poderes e das cidades do oeste potiguar, para discutir os desafios e as possíveis soluções para o enfrentamento da grave crise climática.
O objetivo das Assembleias Permanentes, deliberadas na COP Clima Potiguar realizada em abril deste ano no auditório da UFRN, é implementar estratégias de conservação e uso sustentável da nossa biodiversidade, contribuindo com as autoridades públicas na busca coletiva das melhores soluções.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://www.even3.com.br/ii-ascop/?fbclid=PAAaZncTfNbM07NgTU4W-B7-zTn27oKSv-sEj5RWaz6oka_Rg9Xb8m9Ylls-E_aem_AZnGqFi4mDi4jrYZ4w6vRgGeE07lHu97-94VhsdOygYLY08an4Xwn6rP8u7xzoYrYnA.
Pesquisa da UERN sobre cultivo de neurônios é premiada em congresso regional
A pesquisa intitulada “Viabilidade de Células Neurais de Tecido Cerebral Humano Adulto Traumatizado Atestada Mediante Imunohistoquímica para Marcadores Neurais e Gliais e Análise Morfológica”, de estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi premiada no Congresso Nordestino de Neurocirurgia. O evento foi realizado em Recife, em Pernambuco.
O trabalho premiado lida com a cultura celular de neurônios de pacientes que sofreram traumatismo de crânio. Além disso, pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) também tiveram um trabalho entre os sete melhores, dentre os 200 trabalhos aprovados para o Congresso.
Durante o estudo, foi possível perceber que o tecido nervoso após ser desconectado do sistema nervoso ainda tem viabilidade celular, e coletando esse tecido que foi danificado, fragmentado, foi possível estender a sobrevida dessas células em estufa de cultura. O estudo abre caminho, por exemplo, para terapias farmacológicas que busquem ampliar a sobrevida dessas células do tecido nervoso em condições de traumatismos, por exemplo.
Os professores e estudantes autores da pesquisa são: Marco Freire, Felipe Cruz, Starlynn Freire, Gabriel Rocha, Ianara Mendonça, Lucídio Cleberson, Fausto Pierdona, Daniel Falcão e Rodolfo Cavalcanti. A equipe envolve estudantes da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) dos três programas vinculados à FACS, além de colaboradores internacionais.
“A pesquisa trata da obtenção de neurônios humanos, a partir de cérebros de pessoas que sofreram traumatismo cranioencefálico. Para o estudo, foram coletadas amostras de tecidos nervosos de pacientes que passaram por Neurocirurgia no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM)”, explica o estudante Felipe Xavier.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO
1º DIA (UERN/AUDITÓRIO DA FAFIC)
MANHÃ
7h as 19h – Credenciamento – Durante o credenciamento ocorrerá a distribuição de mudas nativas e frutíferas
7h as 8h – Abertura do evento
7h30 as 10h30 – Exposição
8h15 as 10h – Mesa Temática 1: Alimento, saúde, igualdade: caminhos para a erradicação da pobreza (ODS 1, ODS 2, ODS 3 e ODS 10)
- Luana Clementino da Costa: representante da Aprofam
- Lúcia Paiacu Tabajara: representante dos povos originários do RN
- Lázaro Fabrício de França Souza: professor Ciências da Saúde da Ufersa
- Francisco Rafael Soares: professor UERN e coordenador do Ambulatório LGBTQIA+
10h15 as 12h – Mesa Temática 2: Educação, igualdade de gênero e paz: caminhos para um RN melhor (ODS 4, ODS 5 e ODS 16)
- Cicília Raquel Maia Leite: professora e reitora da UERN
- Suamy Rafaely Soares: professora da UERN e integrante da DEAD
- Joana Darc dos Santos: professora CEEP Francisco de Assis
TARDE
14h as 15h45 – Mesa Temática 3: Água para beber, trabalho para sanear, energia para viver e consumo responsável já (ODS 6, ODS 7 e ODS 12)
- Paulo Sidney Gomes: professor do IFRN e diretor do IGARN
- Jorge Luís de Oliveira Pinto: professor da Ufersa
- Ivi Aliana Carlos Dantas: Articulação do Semiárido ASA RN/Centro 8 de março
16h as 18h – Mesa Temática – Emprego digno, desenvolvimento industrial e parcerias em prol das metas (ODS 8, ODS 9 e ODS 17)
- Lucia Guaraldo: ICMBio/NGI Mossoró
- Alexandre Bezerra Rocha: Professora da UFCG
- Francisco Radamés Lima Dantas: servidor da Ufersa
- Ana Lúcia Brenner Barreto Miranda: Professora da Ufersa
NOITE
19h as 19h30 – Apresentação cultural
Mesa Temática 5: Mudanças climáticas, biodiversidade e justiça ambiental: estratégias e caminhos necessários (ODS 11, ODS 13, ODS 14 e ODS 15)
- Robson Fernandes Filgueira: Professor da UERN
- Raimundo Alberto Costa Queiroz: Representante OAB e membro da Comissão de Meio Ambiente
- Josefa Avelino Cunha: Acrevi Mossoró
- Jonnatan Victor da Cunha Silva: estudante e coordenador de negros e negras do DCE
- Ana Luzia Bezerra da Costa Saraiva: professora da UERN
2º DIA
7h as 17h: distribuição de mudas nativas e frutíferas no setor de mudas da Ufersa
8h as 8h30: Mesa de Abertura das atividades na Ufersa
8h30 as 9h15: Diálogos sobre mudanças climáticas
- José Espínola Sobrinho: professor da Ufersa
- Saulo Tasso Araújo da Silva: professor da Ufersa
8h30 as 09h15: Apresentação dos projetos e ações do setor de mudas da Ufersa
- Giorgio Mendes Ribeiro: coordenador do setor de mudas da Ufersa
9h15 as 10h: Apresentação do setor de mudas da Ufersa e dos projetos desenvolvidos na área ambiental
- Giorgio Mendes Ribeiro: coordenador do setor de mudas da Ufersa
9h15 as 10h15: Visita técnica ao setor de mudas
10h15 as 11h: plantio de árvores com moradores (as) do bairro Planalto
Tags: