Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 06 Dez 2023 | REDAÇÃO Andor de Santa Luzia se tornará patrimônio religioso e cultural de Mossoró

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Andor de Santa Luzia, padroeira de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM) o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 118/2023, que reconhece o andor de Santa Luzia como patrimônio religioso e cultural, de natureza imaterial, de Mossoró. A votação ocorreu durante a sessão desta terça-feira, 5, e contou com a unanimidade dos votos.

A proposta é de autoria do vereador Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal. O andor de Santa Luzia dá suporte à imagem da padroeira de Mossoró, durante a procissão de encerramento dos festejos a ela alusivos. Tradicionalmente, ele é ornamentado com flores e outros adereços, a cada ano com decoração diferente.

Dessa forma, cria-se as expectativas, todos os anos, sobre como o andor da imagem estará ornamentado durante a procissão, de forma que ele acabou se tornando uma das atrações da procissão de Santa Luzia. Segundo Lawrence Amorim, o reconhecimento como patrimônio religioso e cultural valoriza o equipamento como símbolo das manifestações da centenária devoção à Santa Luzia em Mossoró.

Segundo ele, o reconhecimento se estende a uma equipe, que há quarenta anos trabalha na preparação da estrutura, ao citar o ex-vereador Flávio Tácito como referência no andor de Santa Luzia em Mossoró. “O reconhecimento é feito não somente pela beleza do andor, que encanta a população nos 13 de dezembro de cada ano, mas também pela fé do nosso povo à virgem Santa Luzia”, frisa o vereador.

Na procissão do ano passado, a imagem de Santa Luzia estava vestida de verde e branco, trazendo uma mensagem de esperança e paz. Além disso, a imagem estava ladeada por quatro anjos e com duas palmas de lado, em forma de resplendor, simbolizando o martírio. Acima, uma coroa representando a glória.

Aos pés de Santa Luzia, vinha o Império Romano com a sua força, mas a fé da padroeira de Mossoró está acima do Império, com Santa Luzia elevada. O responsável pela ornamentação do andor da padroeira de Mossoró foi o artista plástico Flávio Tácito. Em edições anteriores, ele também assinou a ornamentação do andor.

Neste ano, a tradicional procissão marcada para o dia 13 de dezembro terá um novo trajeto, saindo do Santuário de Santa Clara, localizado no conjunto Dom Jaime Câmara. O cortejo seguirá pela avenida Presidente Dutra e terá seu desfecho na Catedral, onde ocorre o encerramento da Festa de Santa Luzia 2023.

 

Veja a programação da Festa de Santa Luzia desta quarta-feira, 6:

Tema do Novenário: Concede-me a vida, pela qual suplico, e a vida do meu povo, pelo qual te peço (Est 7, 3)

Noiteiros: Paróquia da Sagrada Família, Infância e Adolescência Missionária – IAM, Ministros da Sagrada Comunhão – MESC, Comissão das Campanhas, Apostolado da Oração, COMIDI, Juventude Missionária

6h - Missa na Catedral de Santa Luzia

7h as 10h - Confissões na Catedral de Santa Luzia

7h as 11h - Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia

11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena.

17h30 – Palco Luz - Música religiosa

19h30 – Novena.

- Oratório de Santa Luzia

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

 

Tags:

Santa Luzia
andor
padroeira
Mossoró

voltar