Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 11 Dez 2023 | redação Caravana Natalina da Uern inicia nesta segunda-feira série de apresentações

Crédito da foto: Agecom / UERN Grupo de Dança Universitário Mossoroense (Grudum)

Do Jornal de Fato / Uern

A série de apresentações da Caravana Natalina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem início hoje, 11, e segue até o próximo sábado, 16, com atividades em Mossoró e em Natal. O projeto especial de fim de ano está alinhado à campanha Meu Melhor Natal que, em todos os meses de dezembro, há 26 anos, faz a doação de brinquedos a crianças carentes.

A primeira atividade será nesta segunda-feira, a partir das 19h, com um Concerto Natalino apresentado pela Banda de Música Maestro José Robles, de Limoeiro do Norte-CE, no espaço Estação Natal montado pela Prefeitura de Mossoró na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Com 35 participantes (alunos bolsistas da rede pública e privada de ensino daquela cidade), na faixa etária de 10 a 21 anos, tendo como regente o maestro Luandrey Célio e contramestre Bergson Coelho, o grupo musical existe há 44 anos, e faz parte do Programa de Formação para Bandas de Música, da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Uern.

O Concerto Natalino apresentará um repertório voltado às canções de Natal com o objetivo de estimular, valorizar e fomentar o trabalho desenvolvido pelo grupo, bem como proporcionar ao público o contato com a sonoridade e diversidade da Banda de Música, levando o encanto e a magia das festividades natalinas. Entre outras, as músicas “Noite Feliz”, “White Christmas”, “Jingle-Bell Rock” estão confirmadas no repertório.

Na quinta-feira, 14, o Grupo de Dança Universitário Mossoroense (Grudum), partindo das vivências coletivas, gestos e cores que constroem a identidade das danças brasileiras, apresentará seu novo trabalho “Brincantes”, uma releitura contemporânea das tradições que se perpetuam no imaginário popular brasileiro.

A apresentação acontece às 19h, no pátio entre o prédio das pró-reitorias e o bloco de sala de aulas da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), no Campus Mossoró.

A direção é de Renata Soraya, o elenco é formado por Ana Valéria Cibulski, Bruna Medeiros, Camila Medeiros, Hozana na Terra, Karine Cortez e Vanessa Emilly, a fotografia de Marcos de Jesus e a arte de divulgação de Marcos Júnior.

Na capital potiguar, o Auto de Natal promete encantar os espectadores que forem ao Campus da Uern, na Zona Norte, na sexta-feira, 15, e sábado, 16, sempre às 19h.

O espetáculo “A Reinvenção do Mundo”, de Denilson David, é um Auto de Natal que se desenrola a partir de uma conversa entre o pequeno Zezinho e sua avó Beta sobre o verdadeiro significado do Natal. A curiosidade de Zezinho o leva a uma profunda reflexão sobre o porquê de as pessoas pedirem presentes durante o Natal em vez de oferecer algo ao verdadeiro aniversariante, Jesus. Isso inspira Vovó Beta a contar uma história mágica que une o sagrado e o profano, o divino e o terreno.

A trama se desdobra quando um grupo de anjos e santos, liderado pelo Arcanjo Miguel, recebe a notícia de que o Natal que se aproxima será o último no plano terrestre, pois a humanidade desgostou o Criador com suas ações negativas. Eles então se reúnem para encontrar uma maneira de

impedir o fim do mundo e de evitar a superlotação do purgatório.

O dilema leva a uma solução surpreendente: reinventar o mundo. Eles decidem presentear o Criador com algo tão comovente que o faça recuperar seu amor pela humanidade, reescrevendo a história humana, promovendo o bem e eliminando a maldade presente na Terra. No entanto, dadas as circunstâncias caóticas na humanidade, a única opção viável é encontrar a misteriosa Árvore da Vida, localizada onde Judas perdeu as botas, e encontrar a fruta do Conhecimento para reinventar o mundo.

A missão de encontrar a Árvore da Vida recai sobre o inseguro e atrapalhado anjo Zadiel, que enfrentará desafios terríveis, incluindo lutar com Asmodeus e suas sete faces, que semeia o caos por onde passa. Zadiel se depara com a fome, a miséria, a destruição da natureza, o preconceito, a ganância, o ódio desenfreado e a violência desmedida. No entanto, ele descobre que para reinventar o mundo é fundamental reinventar a si mesmo.

A “Reinvenção do Mundo” é uma jornada emocionante e inspiradora que explora a capacidade de redenção da humanidade e a importância de mudanças pessoais para transformar o mundo. Esta peça cativante e cheia de esperança combina elementos da cultura erudita e popular, mostrando que o verdadeiro espírito do Natal vai além dos presentes materiais e está na capacidade de amor e transformação.

A montagem é da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), Grupo de Dança Cinese e Grupo de Teatro  Baobá.

CAMPANHA

O Meu Melhor Natal 2023 encerra nesta segunda-feira, 11, a distribuição de brinquedos que foi iniciada no último dia 4. Milhares de crianças, de unidades de educação infantil, entidades sociais e de saúde, das cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros, estão sendo beneficiadas com presentes.

Também estão sendo doados livros paradidáticos e feitas entregas de brinquedos específicos para crianças com deficiências nas instituições selecionadas. As crianças também recebem um pequeno cordel de autoria do poeta Moisés Marinho, que fala sobre a Universidade. A publicação conta com o selo das Edições Uern.

Ao longo de mais de duas décadas e meia, a iniciativa já despertou alegria em mais de 60 mil crianças. Seguindo a tradição, o cronograma de entregas iniciou pela Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

 

A Campanha conta com o envolvimento de todas as unidades da Uern e o apoio da TCM Telecom, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mossoró), Loja Maçônica Liberdade 33, Samaritanas Loja Liberdade 33, Samaritanas da Loja Maçônica Fraternidade Ivan Brasil, Conselho de Medicina do RN (CREMERN), Editora FTD, Condomínio Veronique e Partage Shopping Mossoró.

 

Tags:

Uern
Mossoró
Caravana Natalina
Natal

voltar