Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 18h30 | 11 Dez 2023 | redação Avenida João da Escóssia, no Nova Betânia, pode se tornar mão única

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Passam pela João da Escóssia cerca de 20 mil veículos diariamente

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), apresentou estudo técnico detalhando a viabilidade de mão única para a avenida João da Escóssia, no bairro Nova Betânia.  A apresentação ocorreu na tarde desta segunda-feira (11) no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

No encontro, o Município apresentou duas situações estratégicas, sendo uma sobre a possibilidade de uma das principais avenidas da cidade se tornar mão única, como também sobre um acerto geométrico da rotatória do Vuco Vuco. O Diretor de Mobilidade Urbana e Trânsito da Prefeitura de Mossoró, Luís Correia destaca que o objetivo é apresentar alternativas para melhorar a mobilidade urbana na cidade.

“A gente tem de ter um objetivo de não somente para daqui a dois anos, mas daqui a 10, 15 anos. Nós temos uma região que cresce logo após a BR (304), tanto comercialmente quanto residencialmente e hoje ela (avenida) tem um trânsito de cerca de 20 mil automóveis por dia”, destacou Correia.

“A proposta para a João da Escóssia é ter um sentido único desenhado ainda como canteiro central, as quatro faixas em um único sentido. Nós vamos ter cortes nesse canteiro central para que possa garantir a fluidez de um lado para o outro, assim como deseja a população de forma segura com sinalização objetiva. Vamos ter também implantação de semáforos em duas situações e o fechamento do canteiro central”, completou.

Luís Correia também explicou por que a adição do semáforo na proposta de mão única da via. “É para que possamos possibilitar a população fazer a passagem de um lado para o outro de forma segura. Hoje a gente enfrenta uma situação de muitos acidentes de trânsito e para que a gente possa reduzir ou zerar os acidentes de trânsito é necessário garantir esse espaço e também esse formato seguro para a população”.

O titular da Sesdem, Walmary Costa, enfatizou que desde que assumiu a secretaria a população pede mudanças no fluxo da avenida João da Escóssia. “Desde que eu cheguei aqui (Sesdem) as pessoas pedem mudança porque acontecem muitos acidentes e o transito não é tão bom, com engarrafamentos. Diante disso, o prefeito (Allyson Bezerra) autorizou que a Secretaria pudesse fazer um plano para melhorar o trânsito na cidade de Mossoró”.

O prefeito Allyson Bezerra também participou da apresentação do projeto e destacou que a mobilidade tem sido tema frequente em sua gestão. “Temos pontuado muito a pavimentação, duplicação de avenidas, a construção de novas rodovias na cidade e melhorar o trânsito. A grande obra que a gente tem planejado e que a equipe técnica passará é da avenida João da Escóssia. Ela é uma avenida importante, que liga o Centro da cidade, passando pelo Nova Betânia e indo até o shopping da cidade, e há um gargalo evidenciado por estudos. A equipe analisou, estudou e fez projeto para apresentar a todos”.

O chefe do executivo mossoroense explicou que caso o projeto seja aprovado, a Prefeitura vai encaminhar para o orçamento das obras que o Município terá. “Caso a população entenda pela aprovação a nossa equipe técnica, analisando todas as ideias, nós já vamos começar a execução de imediato com os contratos que nós temos. Não será uma medida de alto custo financeiro”, frisou.

Tags:

Mossoró
mobilidade
avenida
trânsito

voltar