Os médicos que prestam serviços à Prefeitura de Mossoró estão sem receber remuneração desde setembro do ano passado. Por gravidade, eles ameaçam suspender o atendimento e paralisar diversos serviços na rede municipal. Último pagamento foi em setembro
Jornal de Fato
Os médicos que prestam serviços à Prefeitura de Mossoró estão sem receber remuneração desde setembro do ano passado. Por gravidade, eles ameaçam suspender o atendimento e paralisar diversos serviços na rede municipal de saúde.
O assunto ainda é tratado de maneira cautelosa, mas as reclamações começam a chegar ao conhecimento. Coube ao jornalista Magnos Alves, titular do Portal do Oeste, noticiar em primeira mão, após receber relatos de um médico prejudicado.
Segundo apurou o jornalista, a Prefeitura não realiza pagamento à empresa SAMA, responsável pela contratação dos médicos, desde setembro. Por consequência, a SAMA não faz o pagamento aos profissionais.
De acordo com denúncia recebida pelo Portal, os médicos receberam pagamento pela última vez no mês de setembro 2023. Já são três meses de atraso. “O pagamento de setembro recebemos em dezembro”, relatou um médico na condição de anonimato, acrescentando que os colegas já admitem suspender os serviços.
Se confirmada, a paralisação pode afetar os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, das Unidades de Pronto Atendimento, do Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) e até do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros serviços prestados por médicos contratados pela SAMA.
O jornalista Magnos Alves pesquisou o Portal da Transparência do município e dados apontam que os últimos repasses foram feitos à SAMA em setembro de 2023, quando a cooperativa pagou os médicos pela última vez.
“Em setembro do ano passado, o Município fez três repasses para a SAMA, no valor total de R$ 3.406.559,47. Desde então, não há registros de pagamentos feitos para a SAMA, pelo menos no Portal da Transparência”, noticiou o Portal do Oeste.
A reportagem do Jornal de Fato tentou colher a versão do município, mas a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) não atende aos contatos do jornal. O Portal do Oeste também tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde e a direção da SAMA, mas até o fim desta edição não havia recebido retorno.
Tags: