A Companhia de Águas e Esgostos do Rio Grande do Norte (Caern) fez melhorias operacionais nas áreas que atende, no litoral potiguar, para garantir abastecimento a moradores e veranistas. No período mais quente do ano, a Companhia reforça a importância do uso consciente nas casas de praia.
Equipes da Caern que trabalham no litoral fizeram manutenção preventiva dos sistemas antes de começar o verão, houve investimentos em equipamentos e atualmente os técnicos monitoram as áreas para acompanhar a distribuição de água
Na praia de Tibau, a conhecida praia dos mossoroenses, está sendo distribuída uma média de 55 mil litros de água a mais por hora no período do verão. Também foi instalado dispositivo que monitora o sistema elétrico do poço da cidade, permitindo acompanhar as informações sobre o funcionamento do mesmo em tempo real.
Já nas praias de Pirangi do Sul, Cotovelo e Pium, a Caern instalou conjuntos motobombas novos, fez revisão elétrica e mecânica de todos os poços de forma preventiva. A Companhia também fez investimentos em manutenção preventiva e corretiva na Redinha, Tibau do Sul, Pipa, Baía Formosa e Barra de Cunhaú.
CUIDADOS
Esquecer o chuveirão aberto ou deixar as crianças usando a mangueira sem controle são erros comuns no uso da água na casa de praia. Então, é hora de atenção para evitar desperdício e controlar melhor os gastos na conta de água.
A adoção de boas práticas são uma rotina que adquirimos todos os dias. A inspeção na casa de praia pode começar com observar se chuveiros, torneiras e descargas não possuem vazamentos. O cuidado com o reservatório, seja elevado ou cisterna, é essencial com a limpeza de seis em seis meses. Outra importante medida é a adoção de boia nos reservatórios.
Dicas para adotar na casa de praia:
Crianças não devem brincar na água sem supervisão. Da mesma forma não se deve permitir brincadeiras que contribuam com desperdício. É sempre importante conscientizar os pequenos.
Veja se a boia de sua caixa de água está funcionando para evitar transbordamentos no reservatório.
Caixa de água precisa de limpeza pelo menos de seis em seis meses. Pense a respeito!
Observe todos os equipamentos como torneiras, chuveiros, descargas para corrigir vazamentos.
Evite o uso de mangueiras. Para retirar excesso de areia e lavar áreas faça uso do balde. Se conseguir, reaproveite a água para este tipo de serviço.
Ao receber convidados, promova a conscientização sobre o uso responsável da água.
Respeito ao meio ambiente tem que ser completo. Não deixe lixo na areia da praia, nem no mar. Dê a destinação correta.
Tags: