Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 15h00 | 27 Jan 2024 | redação Mossoró recebe mais 4,8 milhões de litros de água da Jerônimo Rosado

Crédito da foto: Reprodução Escritório regional da Caern em Mossoró

Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ampliou a oferta de água em Mossoró. Em comunicado, a concessionária informou que a distribuição de água em Mossoró recebeu um incremento, na última semana, de 4,8 milhões litros de água da Adutora Jerônimo Rosado.

De acordo com a distribuidora responsável pelo abastecimento no território potiguar, a água injetada no sistema mossoroense contribui para o fornecimento de toda a cidade. A Companhia destaca que realiza o monitoramento de pressão de todo o sistema e avalia as áreas que estão com maior demanda.

As obras da Adutora Apodi-Mossoró, que trarão a segurança hídrica para Mossoró, estão em andamento. Os investimentos no abastecimento na capital do Semiárido superam os R$ 200 milhões.

“A adutora Apodi/Mossoró será o que a gente chama da redenção hídrica da cidade. Os investimentos totais dessa complexidade do sistema já nos dar a certeza que precisaremos como nunca da Adutora Apodi/Mossoró porque o que está ainda resolvendo o problema atualmente é a água que conseguimos aumentar vinda da adutora Jeronimo Rosado”, explicou o diretor-presidente da CAERN, Roberto Linhares.

NOVOS POÇOS

A Companhia frisa que essa análise operacional também é utilizada pela Caern para a definição de locais de novos poços. A Caern disse que nesta semana que a empresa precisou realocar uma sonda perfuração, que estava no Rincão, para perfurar um novo poço junto ao antigo P6, no Nova Betânia, ressaltando que o P6, antes de ter a vazão reduzida, tinha uma contribuição essencial.

Após concluir a perfuração de um novo poço no Nova Betânia, o equipamento retornará ao Rincão; o tempo estimado é de 45 dias. Que atenderá a Zona Leste da cidade. A Companhia também está em fase de licitação de um novo poço para Mossoró.

A distribuidora informa ainda que o P11, no Abolição I, também está passando por uma recuperação. E ressalta que a população está sendo atendida com água oriunda de outras fontes.

 “A gente está dando uma atenção toda especial em Mossoró na renovação da infra de abastecimento da cidade. Recentemente, tivemos problemas no poço P6, na região do Nova Betânia, e no P11, na região dos Abolições, que já está há alguns meses. Tentamos recuperar o P6, mas não conseguimos completamente. O P11 estamos em pleno andamento da recuperação”, falou Linhares.

Roberto Linhares informou também que, “aliado a isso estamos perfurando dois novos poços, um no mesmo terreno do P6, que não teve uma recuperação completa, e o outro vai ser perfurado no Rincão, na região do Ulrick Graff, da ponte em direção ao Alto de São Manoel”.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A população tem acesso 24h aos canais de atendimento da Companhia. A orientação é que situações prolongadas de desabastecimento sejam registradas por meio dos canais oficiais para análise e providências. Os canais são: Teleatendimento 115, App Caern Mobile, Agência Virtual em caern.com.br ou pelo WhatsApp 84 98118-8400.

 

Caern e Prefeitura de Mossoró têm nova reunião quarta-feira

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disse que tem trabalhado em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Na quarta-feira (31), a distribuidora informa que haverá uma reunião de alinhamento, sempre prezando pelo atendimento pleno da população.

“Estamos em parceria com o Município cuidando do abastecimento da cidade e também do esgotamento com a PPP (Parceria Público-Privada) que já estar em estudo. São, só em abastecimento em água, mais de R$ 200 milhões em investimento”, declarou Roberto Linhares, diretor-presidente da Caern.

Linhares destaca que esse e vários outros investimentos levarão a cidade a ter uma realidade de abastecimento totalmente diferente do que é observado hoje pela população mossoroense.

“A gente tem hoje, por causa dessa infra, que já é antiga, que já se torna em dados momentos precárias e que precisa ser renovada. A inclusão da adutora Apodi/Mossoró reforçará esse abastecimento”, finalizou.

Tags:

Mossoró
adutora
água
Caern

voltar