Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
Com o objetivo de criar uma rota oficial para exploração do destino turístico da Costa Branca nos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue, empresários mossoroenses, que atuam na atividade do turismo com agências de viagens, receptivo, passeios, entretenimento e audiovisual, estão trabalhando na criação de um roteiro para os turistas.
Para isso, no dia 17 de fevereiro, será realizada uma excursão formada pela comitiva de empresários, para visitar as cidades que devem ser incluídas no roteiro. A intenção é envolver os equipamentos turísticos que se encontram aptos a serem inseridos no roteiro turístico que será elaborado pelo grupo de investidores.
A ideia começou a ser colocada em prática após uma reunião ocorrida na última terça-feira, 6, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), que contou com a presença de empresários de várias atividades ligadas ao turismo. Além da elaboração do roteiro, a partir dessa excursão será elaborado um projeto de audiovisual com a produção de um vídeo institucional para promoção da rota Costa Branca.
Ronildo Medeiros é produtor de conteúdo audiovisual e falou sobre a importância de se produzir esse tipo de material institucional para que as belezas da região da Costa Branca sejam reconhecidas pelo restante do RN e por outros estados. Ele informou ainda que essa é uma importante ferramenta de atrair a atenção do turista.
“A Costa Branca é de uma beleza ímpar, e por isso existe essa necessidade de se produzir um vídeo institucional com foco nos principais pontos turísticos, com a participação do setor privado, com a inserção de equipamentos turísticos do setor de hospedagem e alimentação. A região oferece condições para receber o turista, mas é importante que possamos mostrar isso às agências e operadoras de viagens, por meio de um projeto audiovisual que promova de forma correta os atrativos da Costa Branca”, afirmou.
O empresário Thiago Alves, que representa o setor de transporte e passeios de Buggys, informou que, apesar de receber os turistas que buscam pelas belezas naturais da região, ainda falta estrutura para que essas áreas sejam verdadeiramente exploradas. “As dunas do Rosado, em Porto do Mangue, é um dos lugares mais procurados, porém, infelizmente ainda hoje encontramos dificuldade de acesso e de uma rota definida para acesso a elas, como ocorrem, por exemplo, nas dunas de Genipabu e nos lençóis maranhenses. Também enxergamos o Cajueiro de Grossos como um grande atrativo, mas que requer maior investimento pelo poder público para sua exploração. Espero que esta ação do dia 17 sensibilize os gestores para melhorar a infraestrutura de visitação a estes pontos turísticos”, disse.
Durante a excursão do dia 17 de fevereiro serão visitados os equipamentos (hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, etc.), os prestadores de serviços (passeios de barco, balsa e catamarãs, buggy, 4x4, asa delta, kite surf e parapente), e também os principais pontos turísticos da região. Esses pontos serão avaliados quanto à sua estrutura receptiva e sua condição de receber o visitante turista que chega a Mossoró (principal emissor para a Costa Branca) bem como, em outros municípios como as capitais nordestinas.
Participaram da reunião da última terça-feira os empresários José Carlos (agência de viagens), Péricles Dalembert (entretenimento), Thiago Alves e Maycon Oliveira (transporte), Ronildo Medeiros (produtora de áudio e vídeo) e Oberi Penha (Consultoria e Receptivo). Para Oberi Penha, o interesse de grandes empresas mostra que um projeto que vem sendo idealizado há mais de 20 anos poderá sair do papel.
“Cabe-nos arregaçar as mangas e desenvolver um roteiro que se torne oficial e que seja de fato explorado. Está mais que na hora dos gestores públicos destes 4 municípios do litoral entenderem que, apesar da existência de outras atividades econômicas, como a produção de sal e da pesca, por exemplo, o Turismo tem que ser entendido como a principal delas”, enfatizou.
Em Mossoró, o ato de apresentação do roteiro, que será definido após a realização do passeio empresarial, será realizado no dia 8 de março, no Espaço Costa Branca, equipamento gastronômico e entretenimento, localizado no Corredor Cultural, ao lado da Praça da Convivência, onde será também o local de partida dos passeios para a Costa Branca.
A ação empresarial conta com o apoio do Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB), entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região e da Câmara de Setorial do Turismo (CSTur) da centenária Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).
Criação do roteiro turístico tem o apoio da ABAV/RN
Esta ação é um desdobramento da visita, em novembro de 2022, de agentes de viagens à Costa Branca, em uma ação promovida pela Associação Brasileira de agências de Viagens (ABAV/RN), Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A. (EMPROTUR), Azul Linhas Aéreas e o SEBRAE/RN.
Na oportunidade, cerca de 40 agentes de viagens visitaram a Costa Branca, onde durante 4 dias conheceram o potencial turístico da região liderada por Mossoró, que também foi incluída no passeio.
Em maio do ano passado, durante a FEMPTUR – Feira de Turismo e Produtos Turísticos, realizada no centro de convenções de Natal, considerada a maior feira de turismo do RN, novamente ocorreu uma reunião entre o executivo do Mossoró Convention, Oberi Penha, com a então presidente da ABAV, Michelle Pereira, que renovou o compromisso de trazer os turistas por meio das agências filiadas à entidade.
Atualmente, o presidente da ABAV é o empresário Antônio Neto. Ele já esteve em Mossoró e demonstrou interesse em explorar a Costa Branca, e, igualmente, renovou o compromisso da ABAV/RN em manter o desejo de, por meio de seus agentes associados, colocar em suas prateleiras o destino Costa Branca.
Tags: