Especial / Ufersa
Com a proposta de divulgar o conceito de “Saúde Única” por meio de atividades teóricas e práticas no ambiente escolar, pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) irão executar um projeto interdisciplinar de extensão em 18 escolas de educação básica de Mossoró.
As ações terão início em março desde ano e serão financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por um período de três anos. No total, serão investidos R$ 205 mil no projeto.
“Iremos trabalhar o tema da Saúde Única a partir de diferentes perspectivas como, por exemplo, as zoonoses que afetam tanto animais como seres humanos”, afirma o professor e pesquisador Marlon Feijó, do departamento de Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais do campus de Mossoró. “Teremos também discussões no campo do Direito e como ele se relaciona com a Saúde Única, bem como a Matemática, o Meio Ambiente, as Tecnologias…”, enumera.
O projeto “A Saúde Única voltada ao Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste do Brasil: Ações e Perspectivas no Ambiente Escolar” conta com a participação de cinco programas de pós-graduação da Ufersa: Ciência Animal (PPGCA); Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS); Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI); Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Direito (PPGD).
Entre as atividades previstas estão seminários, oficinas, cursos de extensão, rodas de conversas e práticas restaurativas, com o objetivo de desenvolver pesquisas de alto impacto social, cultural, humano e ambiental. Além dos estudantes da educação básica, as ações vão envolver professores, familiares e comunidades circunvizinhas.
Saúde Única transcende fronteiras disciplinares
A “Uma Só Saúde”, também conhecida como “Saúde Única”, é a tradução do termo em inglês “One Health”, que se refere a uma abordagem integrada que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
A abordagem de Uma Só Saúde propõe e incentiva a comunicação, cooperação, coordenação e colaboração entre diferentes disciplinas, profissionais, instituições e setores para fornecer soluções de maneira mais abrangente e efetiva.
A implementação dessa abordagem favorece a cooperação, desde o nível local até o nível global, para enfrentar desafios emergentes e reemergentes, como pandemias, resistência antimicrobiana, mudanças climáticas e outras ameaças à saúde.
Assim, a abordagem de Uma Só Saúde transcende fronteiras disciplinares, setoriais e geográficas, buscando soluções sustentáveis e integradas para promover a saúde dos seres humanos, animais domésticos e silvestres, vegetais e o ambiente mais amplo (incluindo ecossistemas).
“Vivemos hoje num mundo globalizado, em rápida mudança e cada vez mais conectado. Enfrentamos novas ameaças à saúde, impulsionadas por fatores como a contínua expansão populacional, urbanização, comércio, transporte, modelos insustentáveis de produção e consumo, mudança no uso da terra, mudanças climáticas, intensificação dos sistemas alimentares e perda de biodiversidade e habitat. Essas ameaças estão aumentando significativamente em frequência e gravidade ao longo do tempo, com tremendos impactos a longo prazo”, destaca o Ministério da Saúde.
Nesse contexto, a abordagem de Uma Só Saúde oferece possibilidades para elaborar e implementar programas, políticas públicas, legislações e pesquisas, nos quais diversos setores e disciplinas colaboram para o alcance de melhores resultados nas estratégias de saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
Escolas contempladas em Mossoró
– Escola Municipal André Luiz
– Escola Municipal Heloísa Leão de Moura
– Escola Municipal Nossa Senhora das Graças
– Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho
– Escola Municipal Antônio Soares de Aquino
– Escola Municipal Monsenhor Mota
– Escola Municipal Professor Antônio Amorim
– Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha
– Escola Municipal São Romão
– Escola Estadual Disneylândia
– Escola Estadual Antônio Bezerra de Sales
– Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo de Mossoró
– Escola Estadual Abolição IV
– Escola Estadual Padre Sátiro
– Escola Estadual Antônio Bezerra de Sales
– Escola Estadual Alfa Ville
– Escola Estadual Manoel Justiniano de Melo
– Escola de Tempo Integral Cardeal Câmara
Tags: