Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Mossoró está entre os 19 municípios do Rio Grande do Norte que estão sendo contemplados com o primeiro lote de vacinas contra a dengue. As doses chegaram ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 15, e a previsão é de que elas cheguem à 2ª Unidade Regional de Saúde (URSAP) ainda nesta sexta-feira, 16.
O coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo de Lima, informou que, após a chegada das doses à URSAP, elas serão distribuídas para os municípios que compõem a Regional. Ele informou ainda que, assim que as doses de vacina contra a dengue chegarem ao Município, a pasta iniciará a vacinação da população, respeitando as orientações da nota técnica da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap).
“Assim que o município receber as doses, nós vamos começar a vacinação o quanto antes. É preciso capacitar os profissionais, conforme a orientação do Ministério da Saúde, e eu espero que essa capacitação ocorra ainda nesta sexta-feira. Então, se as doses chegarem ainda hoje e se a capacitação for concluída, nós começamos a vacinação já na segunda, 19, no máximo, na terça, 20”, disse Etevaldo de Lima, coordenador do Setor de Imunizações de Mossoró.
Ao todo, 45.190 doses da vacina chegaram ao Rio Grande do Norte e estão sendo distribuídas para 19 municípios. A escolha pelas cidades foi feita pelo Ministério da Saúde em parceria com os representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, levando em conta a população, a classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2 no município selecionado e em cidades no entorno deles, formando uma espécie de cinturão protetor.
De acordo com o estudo técnico do Ministério da Saúde, a divisão dos municípios que recebem a vacina neste primeiro momento ficou entre cinco da Região Metropolitana e outros 14 na região Oeste. Os frascos com as doses serão encaminhados pela Sesap para os municípios oestanos por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, enquanto as cidades da Região Metropolitana vão retirar os imunizantes diretamente na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).
“Este é um grande momento na batalha contra a dengue no nosso país. Por parte da Sesap, estamos trabalhando para que as vacinas cheguem aos municípios o mais rápido possível e os jovens comecem a ser imunizados já a partir de segunda-feira (19), repetindo a estratégia que foi executada no período de vacinação contra a covid-19”, disse a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Esta primeira fase da campanha de imunização atenderá jovens de 10 a 11 anos de 19 municípios. “O Rio Grande do Norte, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, iniciará a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e avançará progressivamente na faixa etária assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante”, informa a Sesap.
Os municípios contemplados no RN são os seguintes: Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Parnamirim, na Região Metropolitana; Mossoró, Baraúna, Apodi, Upanema, Tibau, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Serra do Mel, Areia Branca, Messias Targino, Grossos, Janduís e Campo Grande, no Oeste Potiguar.
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o registro da vacina fabricada por um laboratório japonês foi aprovado em março de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Brasil é o primeiro país do mundo a incluí-la no calendário nacional de imunização. A imunização se dá em duas doses, sendo a segunda aplicação marcada para após 90 dias.
Sesap monitora casos de dengue no Estado e orienta municípios quanto às precauções para evitar o mosquito
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com base nas orientações do Ministério da Saúde, emitiu uma nota de orientação aos municípios em meados de dezembro passado, com diversas informações voltadas ao combate na reprodução do Aedes aegypti e no cuidado com os pacientes.
No dia 9 de fevereiro, a Sesap instalou a Sala de Situação para monitoramento das arboviroses no RN, em especial a situação da dengue. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Sesap, nas sete primeiras semanas foram notificados 1201 casos de dengue, sendo 130 confirmados, 1110 prováveis e 91 descartados. Não há registro de óbito pela doença no RN.
A vacina é um instrumento importante contra a dengue, mas o principal instrumento de controle da doença segue sendo a prevenção diária e a quebra do ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
“A população precisa cooperar com o trabalho das equipes, olhando nas suas casas, terrenos e na vizinhança qualquer possível foco, além de receber os agentes de saúde e endemias. Nosso estado tem um clima muito favorável à proliferação do mosquito, especialmente nesse período de chuvas e temperaturas altas", ressaltou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego.
Tags: