Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 11h45 | 17 Fev 2024 | redação Dom Francisco será empossado como o primeiro bispo carmelita da Diocese de Mossoró

A posse canônica de dom Francisco de Sales Alencar Batista, neste sábado, 17, é o reencontro com a história da Igreja Católica de Mossoró. Frade carmelita, o religioso assume como sétimo bispo da Diocese de Santa Luzia. Saiba tudo sobre a solenidade

Crédito da foto: Glauber Soares / Diocese de Mossoró Dom Francisco de Sales construiu a sua vida religiosa a partir da Ordem dos Freis Carmelitas

Por César Santos – Jornal de Fato

O professor e escritor David de Medeiros Leite registrou, em livro, que a história de Mossoró não começa em 1772 com a Capela em Santa Luzia, mas em 1701 com a residência dos frades carmelitas na serra do Carmo, zona rural da cidade. Baseado em escritos de historiadores consagrados, a observação de David traz à luz o momento histórico da Diocese de Santa Luzia de Mossoró ter o primeiro bispo da Ordem dos Freis Carmelitas, 323 anos após a presença dos carmelitas na cidade.

A posse canônica de dom Francisco de Sales Alencar Batista, neste sábado, 17, é o reencontro com a história da Igreja Católica de Mossoró. Frade carmelita, o religioso assume como sétimo bispo da Diocese, sucedendo ao italiano de Trento dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito.

O novo bispo, que traz o lema episcopal “Como aquele que serve”, assume uma Diocese organizada e com grande estrutura, fortalecida nos 19 anos de mandato de dom Mariano. São 39 paróquias distribuídas em Mossoró e nas cidades do Médio e Alto Oeste; um complexo educacional (Colégio Diocesano e Universidade Católica); e obras sociais importantes como a Rádio Rural, a Cáritas, o Abrigo de Idosos Amantino Câmara e o Lar da Criança Pobre de Mossoró.

Em quase duas décadas de pastoreio, dom Mariano Manzana fez impregnar o seu lema “Cristo para Todos” com espírito pastoral ordinário; a união para formação presbiterial, com formação de 52 novos padres; e trabalhou incansavelmente para a autossustentabilidade econômica da Diocese, que atualmente se encontra em situação estável.

Dom Francisco foi eleito pelo papa Francisco em 18 de novembro de 2023, enquanto exercia a função de bispo de Cajazeiras, município do sertão da Paraíba. A sua escolha ocorreu depois que dom Mariano pediu a sua renúncia ao Ofício de Bispo de Mossoró no dia 13 de outubro de 2022, conforme normas do Código de Direito Canônico, pois havia completado 75 anos.

Ao acolher o pedido de renúncia de dom Mariano, o papa o nomeou o Administrador Apostólico, até a posse do Bispo Eleito. Foram três meses de trabalho intenso no processo de sucessão. Nesse período, a Igreja Católica ainda viveu a tradicional Festa de Luzia, entre 1º a 13 de dezembro, a última sob o olhar de pastoreio de dom Mariano.

 

Posse na Catedral terá mais de 20 bispos e 120 padres

O novo bispo será acolhido em Mossoró a partir das 9h, na Paróquia de São João Batista, bairro Doze Anos. Às 16h45, haverá oração de dom Francisco juntamente com o Clero, bispos convidados, diáconos e seminaristas no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Centro de Mossoró, e, em seguida, procissão para a Catedral de Santa Luzia.

Mais de 20 bispos estarão presentes à cerimônia e 120 padres. Dom Francisco é presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. A Igreja espera a presença de autoridades, convidados, imprensa e fiéis de várias cidades e de Mossoró. “Será uma bonita recepção de boas-vindas ao novo pastor”, afirma o padre Flávio Augusto, vigário-geral da Diocese de Mossoró.

A celebração da missa começará às 17h, pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, dom João Cardoso, que solicitará a leitura, pelo Colégio de Consultores, da bula (documento) do papa Francisco, nomeando dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró.

Em seguida, dom João entregará o báculo (cajado) a dom Francisco como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano.

Outros momentos significativos, durante a missa: Dom Francisco entrará sozinho na Catedral para um momento de oração em frente ao sacrário e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pedindo a sua intercessão. Marcante também será a ocasião em que todos os padres, diáconos e representantes de leigos e religiosos irão até o novo bispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito.

O cerimonial reserva os cumprimentos do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, da governadora Fátima Bezerra e de um representante do Clero da Diocese. Na sequência, a Santa Missa com sua liturgia própria.

Em várias paróquias, os fiéis estão organizando caravanas para participar da posse canônica. Da Diocese de Cajazeiras (PB), da qual dom Francisco de Sales foi bispo nos últimos sete anos, virá também uma caravana.

 

Programação de posse do novo bispo

9h – Oração de Acolhida na Matriz de São João Batista, bairro 12 Anos

10h30 – Ato Cívico na sede da Prefeitura de Mossoró, Centro

16h – Chegada do Clero para Paramentação na Cúria Diocesana

16h45 – Oração no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Centro

17h – Celebração Eucarística e Posse Canônica na Catedral de Santa Luzia, Centro

 

Tags:

Diocese
Mossoró
Santa Luzia
Dom Francisco de Sales

voltar