Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 20 Fev 2024 | redação Dom Mariano receberá homenagem pelos 19 anos como bispo de Mossoró

Crédito da foto: Glauber Soares / Diocese de Mossoró Dom Mariano Manzana abraça dom Francisco de Sales na posse do novo bispo

Dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito, será homenageado pela classe empresarial de Mossoró, numa iniciativa da Associação Comercial e Industria (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato Varejista (Sindilojas). A homenagem será realizada no próximo domingo, 25, durante a tradicional missa das 11h na Catedral de Santa Luzia.

“Será uma justa homenagem por tudo que dom Mariano fez por Mossoró durante os 19 anos de pastoreio da Diocese de Santa Luzia”, afirma o empresário Elviro Rebouças, autor da iniciativa.

Sexto bispo de Mossoró, dom Mariano assumiu a Diocese no dia 17 de outubro de 2004, sucedendo a dom José Freire de Oliveira Neto. O religioso italiano tinha pela frente a tarefa, urgente, de fortalecer os principais pilares da Diocese e conduzir projetos importantes como a ampliação do complexo educacional.

Com o lema episcopal “Cristo para Todos”, dom Mariano priorizou três objetivos para nortear o seu mandato de pastor:

1 – Impregnar com espírito pastoral ordinário a Diocese de Mossoró

Dom Mariano conseguiu com as “Santas Missões Populares” em todas as paróquias, com a sua presença, de vários padres e de muitos missionários leigos. Momento de verdadeira graça, vivenciando o encontro com as pessoas nas comunidades, o revigoramento dos ministérios laicais.

2 – União para formação presbiteral

Ele olhou para a Formação Presbiteral. A Igreja vinha de uma forte crise no Presbitério Diocesano. Foi preciso um trabalho incansável para reverter a situação. Hoje, tendo ordenado, ao longo de duas décadas, 52 padres e instituído o Diaconato Permanente também com diploma de Teologia, a Diocese partilha o que tem com outras situações eclesiais mais necessitadas.

3 – Autossustentabilidade econômica da Diocese

A terceira linha de ação pastoral foi um grande desafio pelo contexto econômico instável do País. Além de organizar as Paróquias, sobretudo as novas (eram 20 em 2004, hoje são 39), a encontrar no dízimo, nas coletas, nas Festas de padroeiros e em outras iniciativas o próprio sustento econômico para as atividades religiosas e sociais, a preocupação foi unir as várias administrações paroquiais em uma única prestação de conta como um todo, junto com a da Diocese. Hoje, a Diocese de Mossoró vive uma situação econômica estável.

 

Perfil

Dom Mariano Manzana nasceu em 13 de outubro de 1947, numa pequena cidade chamada Mori, na região de Trentino-Alto Ádige na Itália. No dia 26 de junho de 1973 foi ordenado padre na Catedral de Trento, passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X até 1976. Mariano Manzana, na época padre, veio ao Brasil após serem identificadas dificuldades para encontrar padres que atuassem no Brasil, bem como na Diocese de Mossoró.

Em 1977, o então Pe. Mariano Manzana chegou ao país para assumir a Paróquia de Umarizal, como vigário paroquial até o ano de 1993. Foi também professor de ensino religioso, no período de 1978-1993, na rede estadual de ensino de Umarizal (RN) e de 1991 a 1993 foi professor de História Eclesiástica, no curso de Teologia, do Centro Superior de Iniciação Teológica da Diocese de Mossoró.

Além de sacerdote no município, o Pe. Mariano foi Diretor Espiritual no Seminário Maior de João Pessoa (PB), com o objetivo de acompanhar todos os seminaristas que eram encaminhados pela Diocese. Também assumiu as paróquias de Alexandria e Caraúbas.

Em 1994, retornou à Itália para assumir a função de Diretor do Centro Missionário Diocesano de Trento. Cargo em que permaneceu até sua nomeação para ser bispo da Diocese de Mossoró, após receber o convite para assumir como sexto bispo. Em 15 de junho do mesmo ano, foi nomeado Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Em 5 de setembro de 2004, Pe. Mariano recebeu, na Itália, a Ordenação Episcopal pelas mãos de Dom Luigi Bressan. Em 17 de outubro do mesmo ano, tomou posse durante cerimônia realizada na Catedral de Santa Luzia em Mossoró.

Dom Mariano também é o bispo referencial pela segunda vez da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Chanceler da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

 

Tags:

Dom Mariano
Diocese
Mossoró
Santa Luzia

voltar